Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 09/09/2023 | FONTE: g1.globo.com Passa de 800 o número de mortos após terremoto no Marrocos De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, tremor atingiu magnitude 6,8, e foi sentido em Portugal, Espanha e Argélia.
Equipes de resgate marroquinas estão sobre os escombros de um prédio danificado enquanto procuram sobreviventes na vila de Amizmiz, após um poderoso terremoto no Marrocos, em 9 de setembro de 2023 — Foto: Ahmed El Jechtimi/ Reuters

forte terremoto que atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (8) - no horário do Brasil - já deixou 820 mortos e 672 feridos, de acordo com um balanço divulgado pelo Ministério do Interior para a TV estatal. O número de vítimas, porém, não é definitivo e pode aumentar, segundo as mesmas autoridades.

O tremor, de cerca de 15 segundos, danificou desde aldeias nas montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakech.

O terremoto ocorreu por volta das 19h30 (de Brasília), atingiu magnitude 6,8 e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Leia também:

O epicentro do sismo ocorreu no alto das montanhas do Atlas, 70 km ao sul de Marrakech, onde se concentra o maior número de mortos. A região também fica perto de Toubkal, o pico mais alto do Norte da África, e de Oukaimeden, uma popular estação de esqui marroquina.

As províncias mais atingidas foram Al Haouz, Ouarzazate, Marrakech, Azilal, Chichaoua e Taroudant.

Homens, mulheres e crianças permaneceram nas ruas em algumas cidades da região, temendo réplicas. Há também vídeos que mostram pessoas saindo de centros de compras, restaurantes e de edifícios residenciais.

Um segundo tremor, mais fraco, ocorreu 15 minutos depois, informaram as agências internacionais de notícias.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, um oficial do país declarou que há dezenas de mortos em áreas de difícil acesso ao sul de Marrakech.

 

 Forte terremoto deixa mortos no Marrocos

Antiga mesquita na histórica cidade de Marrakech foi bastante danificada por terremoto — Foto: REUTERS

Na rede social X (o antigo Twitter), há relatos de pessoas que correram pelas ruas, enquanto prédios balançavam. De acordo com agências de notícias, vários prédios colapsaram.

O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.

O chefe da cidade de Talat N’Yaaqoub, Abderrahim Ait Daoud, disse ao site de notícias marroquino 2M que várias casas em cidades da região de Al Haouz desabaram parcial ou totalmente, que a eletricidade foi cortada e há estradas bloqueadas em alguns trechos.

Ait Daoud disse ainda que as autoridades estão limpando estradas na província para permitir a passagem de ambulâncias.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostraram pessoas correndo e gritando perto da Mesquita Koutoubia, do século XII, em Marrakech, um dos marcos mais famosos da cidade. A mídia marroquina informou que a mesquita sofreu danos.

 

Tremores na região

 

Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática. Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto sacudiu Alhucemas, no nordeste do país.

Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, de magnitude de 7,3, foi um dos mais destrutivos na região: matou 2.500 pessoas e deixou 300.000 desabrigados.

 

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, informou em comunicado que "as Nações Unidas estão prontas para ajudar o governo marroquino".

GALERIA IMAGENS

Escombros em Marrakesh, após forte terremoto no Marrocos — Foto: Al Oula TV / via Reuters

 

O tremor, de cerca de 15 segundos, danificou desde aldeias nas montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakesh — Foto: Al Maghribi Al Youm / via Reuters

 

Imóvel danificado em Marrakesh — Foto: Michaël Bizet / UGC / via AFP

 

Moradores dormem em uma praça em Marrakesh — Foto: Fadel Senna / AFP

 

Pessoas se reúnem nas ruas de Casablanca, após um forte terremoto em Marrocos

 

móveis ficaram destruídos após forte terremoto no Marrocos — Foto: Fadel Senna/AFP

 

O tremor, de cerca de 15 segundos, danificou desde aldeias nas montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakech - Foto: Fadel Senna/ AFP

 

Embora o epicentro tenha sido nas montanhas do Alto Atlas, no centro do território, muitas vítimas estão na cidade histórica de Marrakech - Foto: Fadel Senna/ AFP

 

Membros da Defesa Civil procuram sobreviventes após forte terremoto no Marrocos — Foto: Reprodução/ Reuters

 

Equipes de resgate marroquinas estão sobre os escombros de um prédio danificado enquanto procuram sobreviventes na vila de Amizmiz, após um poderoso terremoto no Marrocos, em 9 de setembro de 2023 — Foto: Ahmed El Jechtimi/ Reuters

 

Moradora de Marrakesh em frente à sua casa danificada pelo terremoto — Foto: Fadel Senna/AFP





27/06/2023 Criança de 3 anos morre após ser atingida por televisão enquanto brincava em Vicentina
17/05/2023 Menina de 3 anos morre afogada em piscina na casa da patroa da mãe
01/04/2023 Jovem que perdeu pais e cinco irmãos em acidente com carreta na BR-493 receberá alta neste sábado
12/09/2022 Sobe para 22 o número de mortos vítimas de naufrágio em Belém
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player