Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 01/04/2023 | FONTE: O Globo Jovem que perdeu pais e cinco irmãos em acidente com carreta na BR-493 receberá alta neste sábado Christhian Lima Correa, de 16 anos, já sabe que é o único sobrevivente da família que estava no carro de passeio que colidiu em Guapimirim
Christhian Lima Correa, de 16 anos, receberá alta hospitalar neste sábado - Foto: Divulgação

Christhian Lima Correa, de 16 anos, único sobrevivente do acidente envolvendo uma carreta e um carro de passeio que matou sete pessoas da mesma família na BR-493, está tomando banho para receber alta do Hospital municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Saracuruna, Duque de Caxias, ainda neste sábado. Ele havia deixado o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e sido transferido para a enfermaria na última terça-feira. Com a melhora no quadro de saúde do jovem, a avó dele, com acompanhamento da equipe, contou sobre a morte dos pais e dos cinco irmãos. Todos estavam no veículo no momento da colisão, em Guapimirim.

Segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado, recebeu alta "após 15 dias internado em regime intensivo por politrauma grave decorrente de acidente automobilístico, com uma ótima evolução clínica, realizados todos os cuidados assistenciais e orientações das equipes. Ainda de acordo com o boletim, "Christhian se mostra bastante animado em poder ir para casa, está andando com certa limitação e retorna durante a semana para reavaliações ambulatoriais e retirada do dreno abdominal".

Segundo a avó do jovem, Valéria Correa, na terça-feira, ele já estava andando e havia tomado o primeiro banho desde a internação. Ele havia "apresentado boa evolução nas últimas 48 horas" e estava "interagindo à abordagem médica", segundo boletim médico divulgado na manhã da última quarta-feira. O adolescente estava internado no hospital, na Baixada Fluminense, desde que sofreu o acidente, no último dia 18.

Coube à avó Valéria o difícil momento de contar a Christhian sobre a morte dos pais e dos irmãos. A família teve que se despedir de seis vítimas apenas dois dias após o acidente, quando Jhonatan e Leticia Gabrielle foram enterrados ao lado dos filhos Gabrielle, de 10 anos; Isaque, de 8; Enzo Gabriell, de 5; e Larissa Rosa, de 1 ano e 4 meses.

Christhian ao lado da avó Valéria Correa — Foto: Reprodução

Christhian ao lado da avó Valéria Correa — Foto: Reprodução

Guilherme, de 14 anos, teve o protocolo de morte encefálica iniciado no dia seguinte ao enterro da família. Os avós optaram por fazer a doações de órgãos do rapaz, que foram levadas para cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

— Já sabe do acidente, ele ficou triste, mas é algo que ainda estamos trabalhando psicologicamente. Mas a verdade tem que ser dita, como ele está num momento clínico bom, contamos. Eu mesma dei a notícia para ele. Foi difícil, coração acelerou, mas tive que me manter forte, como em todos os outros momentos até aqui. Estava acompanhada do psicólogo e da minha irmã.

 

Guilherme Lima Correa, de 14 anos, é a sétima vítima do acidente que matou família de São Gonçalo em Guapimirim — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

 

 

 

Recuperação gradual

 

Ainda de acordo com a equipe médica, com o acidente, o jovem sofreu politrauma, com sangramento intracraniano e lesão renal. O quadro de saúde de Christhian evoluiu gradativamente. A avó do adolescente havia comentado a evolução do quadro do adolescente na última terça-feira:

— Estamos muito felizes, e estou com ele na enfermaria. Ontem vim para visita no CTI, fui acordada pelo psicólogo e ele me informou que ele sairia daqui. Ele tá na enfermaria de cirurgia, graças a Deus. Ele está andando. Hoje ele tomou o primeiro banho.

Segundo Valéria, a recuperação de Christhian tem sido lenta, mas constante, o que tem trazido alívio para a família, apesar dos machucados no corpo do adolescente.

— Ele está muito machucado, com ferimentos no corpo todo. Está com uma fratura na face. Ainda está com dreno — diz a avó.

 

Relembre o caso

 

 

No acidente, que ocorreu na tarde do dia 18, um sábado, houve uma colisão frontal entre uma carreta e o carro de passeio onde estava a família. A batida aconteceu na altura do km12 da estrada, na região conhecida como Vale das Pedrinhas.

O motorista da carreta envolvida no acidente disse à polícia que perdeu a direção do veículo devido a um desnível na estrada. Em depoimento à 67ª DP (Guapimirim), ele alegou que tentou dar espaço a outra carreta que vinha no sentido contrário. O caso é investigado como homicídio culposo.

Seis das oito vítimas do acidente foram sepultadas na tarde da última segunda-feira no cemitério Parque Nichteroy, no bairro do Laranjal, em São Gonçalo. Os pais, Leticia Gabrielle Fernandes de Lima, de 32 anos, e Jhonatan Guimarães Corrêa, de 35, foram enterrados com os filhos Gabrielle Lima Corrêa, de 10 anos, Isaque Lima Corrêa, de 8, Enzo Gabriell Lima Corrêa, 5, e a caçula Larissa Lima Corrêa, de 1 ano e quatro meses.

 

Na terça-feira, dia 21, foi confirmada a morte encefálica de Guilherme Lima Corrêa, de 14 anos. Parentes decidiram por doar órgãos do jovem.

 

Christhian Lima Correa, de 16 anos, receberá alta hospitalar neste sábado

Christhian Lima Correa, de 16 anos, receberá alta hospitalar neste sábado - Divulgação

 

 

 

 

 

 

Por Giulia Ventura e Madson Gama — Rio de Janeiro





09/09/2023 Passa de 800 o número de mortos após terremoto no Marrocos
27/06/2023 Criança de 3 anos morre após ser atingida por televisão enquanto brincava em Vicentina
17/05/2023 Menina de 3 anos morre afogada em piscina na casa da patroa da mãe
12/09/2022 Sobe para 22 o número de mortos vítimas de naufrágio em Belém
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player