Domingo, 28 de Abril de 2024

DATA: 27/01/2017 | FONTE: G1 Guia do Sul-Mato-Grossense: principal novidade é a volta do estádio Morenão Enquanto a fórmula de disputa permanece a mesma dos últimos anos, a reabertura do principal estádio de MS após quase três anos mexe com ânimo de clubes e torcedores

Header_CAMPEONATO_SUL-MATO-GROSSENSE (Foto: Infoesporte)

Uma novela de quase três anos chegou ao fim. O Morenão, principal estádio de Mato Grosso do Sul, finalmente reabrirá as portas para o futebol profissional. O local recebeu melhorias nas arquibancadas e no gramado para ser a casa dos clubes de Campo Grande. A reabertura do Morenão é a principal novidade do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2017, que mantém a fórmula dos últimos anos. A disputa começa neste fim de semana e vai até o dia 30 de abril.

Arquibancadas cobertas do estádio Morenão (Foto: Hélder Rafael)Arquibancadas cobertas do estádio Morenão (Foto: Hélder Rafael)

O Sete de Dourados é o atual campeão estadual e vai em busca do bicampeonato. A primeira divisão contará com o retorno do Urso à elite depois de três temporadas e com a estreia do União ABC, caçula dentre os 12 times. Além do título, as equipes lutam por vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2018. 

TABELA DO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE

Entre os campeões, o Operário é o maior vencedor com 10 títulos, seguido por Comercial (9), Serc e Águia Negra (2), Corumbaense, Naviraiense, Sete de Dourados e Ivinhema (1). Assim como faz desde 2011, o GloboEsporte.com faz a cobertura completa da competição.

Veja como as equipes chegam ao Campeonato Sul-Mato-Grossense: 

Escudo Águia Negra (Foto: Reprodução)Águia Negra

ÁGUIA NEGRA

O rubro-negro de Rio Brilhante montou uma equipe modesta, mas competitiva. Vários jogadores que vestiram a camisa do Águia em temporadas passadas estão de volta, como o meia Alex Farias, o volante Ci e o meia Leandro Branco. A esperança está no ataque: Guilherme, duas vezes artilheiro do Estadual (2014 e 2016), é outro que retornou a Rio Brilhante. A equipe será comandada por Tininho, auxiliado por Virgílio Ferreira. 

Títulos estaduais: dois (2007 e 2012)
Estádio: Ninho da Águia
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 4º colocado

Escudo Comercial-MS (Foto: Reprodução)Comercial-MS

COMERCIAL

Seguramente uma das quatro equipes candidatas a chegar à final em 2017. O Colorado investiu pesado na montagem do elenco para encarar três competições este ano e trouxe um comandante renomado: Márcio Bittencourt, ex-jogador e técnico do Corinthians. O grupo de jogadores tem várias caras novas no futebol sul-mato-grossense, como os meias Glauber e Rodrigo Ost, o zagueiro Fernando e o atacante Lucas Cassiano. O goleiro Martins, em seu quarto ano com a camisa colorada, terá a companhia do jovem Zé Augusto e da revelação Aranha.

Títulos estaduais: nove (1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000, 2001, 2010, 2015)
Estádio: Morenão 
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 1º colocado

Escudo Corumbaense (Foto: Reprodução)Corumbaense

CORUMBAENSE

Outro time credenciado a estar entre os semifinalistas este ano. Novamente sob o comando de Nei César, técnico que levou o Carijó da Avenida a estar entre os quatro melhores no ano passado, o clube também trouxe reforços de peso. Nomes como Careca, artilheiro do Estadual 2013 com 19 gols, e Tiaguinho, atacante sul-mato-grossense que atuava no futebol da Croácia, vão vestir o manto alvinegro. O Corumbaense foi um dos clubes que começou a pré-temporada mais cedo, ainda em dezembro.

Títulos estaduais: um (1984)
Estádio: Arthur Marinho
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 11º colocado

Escudo Costa Rica-MS (Foto: Reprodução)Costa Rica-MS

COSTA RICA

A Cobra do Norte costuma dar trabalho aos adversários no Estadual, e este ano não será diferente. O time tem na casamata o experiente treinador Márcio Máximo, com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira. O elenco está bastante renovado em relação à temporada passada, mas o volante Valtinho e o meia Diego Carioca permaneceram.

Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Laertão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 9º colocado

Escudo Ivinhema (Foto: Reprodução)Ivinhema

IVINHEMA

O Azulão do Vale sofreu com falta de dinheiro para montar o elenco e quase desistiu de disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense. Empresários apareceram para ajudar o clube na última hora, e o clube voltou atrás da decisão de abandonar o Estadual. O grupo foi construído às pressas e conta com nomes como os goleiros Gelson e Vitor, o zagueiro Abdala, o meia Dudé e o atacante Douglas. No comando está o treinador Nilton Bola, que durante anos trabalhou como auxiliar no Azulão.

Títulos estaduais: um (2008)
Estádio: Saraivão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 3º colocado

Escudo Naviraiense (Foto: Reprodução)Naviraiense

NAVIRAIENSE

Assim como o Ivinhema, o Naviraiense esteve à beira da desistência do Estadual por falta de dinheiro. E tal qual o Azulão, foi salvo nos últimos instantes por um patrocinador. Passada a tormenta, o Naviraiense voltou suas atenções para a formatação do grupo. Chamou o jovem treinador Rony Aguilar, que estava no futebol catarinense, e trouxe várias caras novas. Os zagueiros Júnior Carvalho e Leandro Mancha, o meia Marcelo Andrade e o atacante Ícaro atuarão pela primeira vez no futebol sul-mato-grossense.

Títulos estaduais: um (2009)
Estádio: Virotão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 5º colocado

Escudo Novo Futebol Clube (Foto: Reprodução)Novo

NOVO

Ano novo, identidade nova. A partir de 2017, o clube quer ser conhecido apenas como Novo. A mudança é para se afastar da imagem do Operário, time no qual se inspirou. Até as cores no uniforme mudaram: o preto deu lugar ao verde. O treinador Mauro Marino, conhecido por levar times de base à Copa São Paulo de futebol júnior, terá o desafio de fazer o Novo chegar mais longe nesse estadual. No elenco, vários jogadores campeões pelo Comercial em 2015, como o volante Léo Colman e o meia-atacante Matheus Dulcídio. 

Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Jacques da Luz
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 7º colocado

Escudo Operário (Foto: Reprodução)Operário

OPERÁRIO

Um dos quatro fortes candidatos a chegar à semifinal, o Galo repatriou diversos atletas que se destacaram no ano passado, como o goleiro França, o atacante Rodrigo Gral, o lateral Luiz Jorge e o meia Leandro Diniz. Contratou ainda campeões pelo Sete de Dourados, como o volante Eduardo Arroz e o zagueiro Bruno. O elenco é regido pelo técnico Celso Rodrigues, que tem no currículo a experiência de comandar a Chapecoense na Série A do Brasileirão em 2014. 

Títulos estaduais: dez (1979, 1980, 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1997)
Estádio: Morenão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 16º colocado

Escudo Serc (Foto: Reprodução)Serc

SERC

Até o fechamento desta reportagem, o presidente João Félix Boteselle não havia anunciado oficialmente quem são os jogadores nem a comissão técnica para o Estadual. Com dificuldades financeiras ao longo da pré-temporada, o clube cogitou desistir do campeonato. Mas isso não impediu o time de Chapadão do Sul de iniciar as atividades. Pelo menos 30 atletas se apresentaram à Serc para treinamentos, sob o comando de Odirley Lage, ex-zagueiro que no ano passado trabalhou como auxiliar. No último fim de semana, o time fez até um amistoso.

Títulos estaduais: dois (1995 e 2003)
Estádio: da Serc
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 10º colocado

Escudo Sete de Dourados (Foto: Reprodução)Sete de Dourados

SETE DE DOURADOS

Um dos quatro candidatos a chegar mais longe nesse Estadual, o atual campeão terá um investimento menor do que no ano passado. Perdeu peças importantes para outros clubes, como o volante Eduardo Arroz (Operário) e o atacante Guilherme (Águia Negra). Em contrapartida, foi ao mercado e contratou jogadores experientes, como o atacante Léo Souza, o goleiro Alan Tobias e o volante Guinha. Tem até argentino no elenco: o atacante Mariano Cusano. O Sete terá outras três competições para disputar este ano além do Estadual - Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.

Títulos estaduais: um (2016)
Estádio: Douradão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 2º colocado

Escudo União ABC (Foto: Reprodução)União ABC

UNIÃO ABC

Clube mais jovem e fazendo sua estreia na elite do futebol sul-mato-grossense, o União ABC quer provar que não veio apenas para fazer número. A diretoria apostou suas fichas no técnico Robert, ex-meia campeão pelo Santos na década de 2000. O grupo de jogadores é bastante jovem, e vários deles são remanescentes da campanha de acesso da segundona, disputada em dezembro. É franco-atirador em um grupo com equipes tradicionais, como a dupla Comerário.

Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Jacques da Luz
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: não possui

Escudo Urso (Foto: Reprodução)Urso

URSO

O campeão da Série B volta à primeira divisão depois de três anos. Fazendo um trabalho humilde desde a queda, em 2014, o time de Mundo Novo buscou jogadores da região e provou que é possível chegar longe com poucos recursos. A aposta caseira se reflete também na comissão técnica. Jandaia Caetano acumulará novamente as funções de meio-campista e treinador. Roger Paranhos, Rancharia, Leto, Juvenil e Léo Silva, todos destaques da campanha do título da segundona, permanecem no elenco.

Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Toca do Urso
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 17º colocado

REGULAMENTO

A fórmula de disputa será a mesma das últimas temporadas: os 12 times se dividem em dois grupos na primeira fase. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, enquanto os lanternas são rebaixados. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta.

A rodada de abertura será nos dias 28 e 29 de janeiro, e 1º de fevereiro. As finais estão marcadas para os dias 23 e 30 de abril.

Os dois finalistas do Sul-Mato-Grossense garantem vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2018. Já o terceiro e quarto colocados (semifinalistas) disputam uma vaga na Copa Verde de 2018. 

Para ler mais notícias do Globo Esporte MS, clique em globoesporte.com/ms.

Por G1 MS Hélder Rafael - Campo Grande






01/05/2017 Corumbaense e Novo empatam na primeira final do campeonato estadual
30/04/2017 Sete vira sobre o Operário e fica mais perto de vaga na Copa Verde 2018
26/04/2017 Rosângela Souza, do Novo, é eleita Musa do Sul-Mato-Grossense 2017
24/04/2017 Novo segura empate sem gols e encara o Corumbaense na final
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player