Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

DATA: 10/11/2023 | FONTE: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul Em alerta, bombeiros de MS atuam em quatro incêndios florestais no Pantanal
Foto: CPA/CBMMS

Com atuação em diferentes regiões do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS) continua em alerta por conta do período de incêndios florestais no Estado.

Nesta quinta-feira (9), de acordo com informações do CPA (Centro de Proteção Ambiental) – responsável pelo monitoramento de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul –, 44 bombeiros atuam em quatro áreas em chamas.

Os militares estão no Paiaguás (desde 24 de outubro), Nabileque (desde 3 de novembro), Nhecolândia (desde 6 de novembro) e também no Rio Negro (deslocamento nesta quinta-feira, dia 9) – além do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri), desde 2 de novembro, com formação de brigadas de incêndios.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atua de forma intensa para garantir rápida resposta e mitigar possíveis danos causados pelas queimadas florestais, comuns nesta época do ano, especialmente no bioma Pantanal - que tem sua maior área em Mato Grosso do Sul.

Bombeiros combatem incêndio no Pantanal divisa com MT - Foto CPA

Desde sábado (4), o Corpo de Bombeiros Militar atua em um incêndio florestal de grandes proporções na região norte do Estado, próximo da divisa com o Mato Grosso.

O incêndio teve início há algumas semanas no estado vizinho era monitorado pelo CPA. Em contato com proprietários de fazendas na região, foi solicitado apoio do CBMMS para combate há cinco dias, pois o incêndio se alastrou para áreas em Mato Grosso do Sul.

Com isso foi realizado o estudo da região, com traçado de estratégias de acesso e possível combate, sendo viável o emprego de aeronave do Estado para o transporte de tropa materiais, com apoio nas propriedades locais.

Ontem (8), após alinhamento com o GOA (Grupamento de Operações Aéreas) foi realizado o transporte de uma guarnição de combatentes florestais partindo de Coxim, sendo necessário realizar duas viagens ao local para levar os militares e equipamentos – com tempo de voo de aproximadamente duas horas.

Como não há previsão de chuvas para os próximos dias na região, mais uma guarnição está em deslocamento para auxiliar nos combates.

Bombeiros combatem incêndio no Pantanal divisa com MT - Foto CPA

Trabalho

A atuação faz parte da Operação Pantanal 2023, iniciada no dia 17 de julho, quando o Corpo de Bombeiros Militar de MS passou a ficar em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

O uso da tecnologia contribui para as ações de monitoramento e preservação e no trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Estado no combate aos incêndios florestais.

Com drones, equipamentos de proteção individual específicos para garantir segurança (roupas e botinas resistentes as chamas), monitoramento via satélite com uso de plataformas da Nasa – agência do governo dos Estados Unidos –, Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, a atuação dos bombeiros é cada vez mais específica e qualificada para evitar e mitigar os danos causados pelos incêndios florestais.

Em funcionamento há mais de 21 anos, o CPA opera 24 horas por dia – todos os dias da semana – com trabalho de monitoramento e análise diária de dados que servem como base das atividades dos bombeiros no combate a incêndios florestais no Estado.

 

 

 

Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: CPA/CBMMS





30/04/2024 União declara estado de emergência ambiental em MS até dezembro de 2024
17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player