Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

DATA: 09/04/2024 | FONTE: campograndenews Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias Com seca registrada neste início de 2024, Estado antecipada ações para evitar desastres no Pantanal
Cicatriz do fogo no Pantanal, após incêndio florestal na Fazenda San Francisco, em Miranda, no ano passado (Foto: Gabriela Couto)

Foi assinado na manhã desta terça-feira (9) o decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias em Mato Grosso do Sul. Este foi o primeiro ato do governador Eduardo Riedel (PSDB) no 1° Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais, que acontece no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

A medida se respalda nas condições climáticas, proíbe queimadas sem controle e tudo o que venha afetar a qualidade do ar. Na oportunidade também será lançado o plano anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A decisão de antecipar o decreto já estava sendo analisada pela a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia). Os dados do estudo técnico apontaram para a necessidade de evitar uma nova catástrofe no Pantanal, nos primeiros meses deste ano.

O levantamento destacou o reflexo do fenômeno climático El Niño no bioma. Normalmente o estado emite alerta de incêndios nos períodos mais secos, marcados de junho a agosto.

Desde dezembro de 2023 o volume de chuvas está abaixo da média em todo o Estado. A previsão é de que o déficit de precipitação persista e provoque danos ambientais, com ampliação de área seca e intensificação de casos de incêndios florestais.

No Pantanal, a área com seca foi intensificada no período que deveria ser mais chuvoso, entre dezembro e janeiro. De acordo com a análise do Cemtec, isso resulta no aumento dos focos de calor no bioma e consequentemente em incêndios.

 

 

Por Gabriela Couto e Izabela Cavalcanti 





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
08/04/2024 Fazendeiro constrói açude próximo ao Formoso e é multado em R$ 19 mil
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player