Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

DATA: 01/08/2023 | FONTE: G1 MS Flagrante com mais de 100 araras é lindo para quem vê, mas preocupa especialistas: 'uma cena triste' As aves foram vistas no fim de semana em uma estrada vicinal da BR-060, próximo ao assentamento Nova Era, em Campo Grande (MS).
Araras são filmadas juntas em Campo Grande. — Foto: Leonida Silva

Lindo de se ver, o flagrante de 100 araras-canindé juntas em uma plantação preocupa os especialistas que estudam a espécie e o hábitat delas. As imagens foram feitas em uma propriedade rural próximo a BR-060, em Campo Grande, e deixaram a pedagoga Leonida da Silva em "êxtase". 

g1 conversou com a presidente do Instituo Arara-azul e professora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, que explicou como essa imagem é preocupante e muito triste.

 

"Apesar das pessoas ficarem extasiadas pelo tamanho do grupo, essa é uma cena bem triste. Significa uma escassez de alimento natural da paisagem que já foi perdida, do habitat que está sendo perdido e dando lugar a plantações, que não sustentam essas populações", explicou a especialista.

Ainda conforme a especialista, essa cena tem se tornado mais comum do que devia. "Essa área limpa, provavelmente semeada de soja, faz com que as araras vão em busca de alimentos, dos grãos. A priori a gente acha até bonito, porque é muita arara junta, mas depois temos os atropelamentos e até mesmo morte por intoxicação com o agrotóxico", destaca Neiva.

Para a especialista, o que causa essas situações é a perda de diversidade, de paisagem e também de frutos. O que impacta no comportamento e também no desenvolvimento da espécie, em especial das araras-canindé, que comem mais de 47 itens entre frutos e grãos ao longo do ano.

"O impacto dessa acontecimento é muito grande, é de perda, de tristeza. Não é uma cena bonita, infelizmente. É preocupante", finaliza a presidente do Instituo Arara-azul.

 

 

 

 

Por Débora Ricalde, g1 MS





30/04/2024 União declara estado de emergência ambiental em MS até dezembro de 2024
17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player