Domingo, 28 de Abril de 2024

DATA: 08/12/2022 | FONTE: campograndenews Câmara de Maracaju decide convocar suplentes de 8 vereadores afastados pela Justiça Convocação sai amanhã e vale até 6 de janeiro, quando vence afastamento determinado pela Justiça
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Maracaju, decidiu nesta quinta-feira (8) convocar os suplentes dos oito vereadores afastados ontem pela Justiça no âmbito da Operação Dark Money, da Polícia Civil.

Mais cedo, o Campo Grande News havia informado que a direção do Legislativo não pretendia fazer a convocação, pois o afastamento vale por apenas 30 dias e nesse período não há previsão de votação importante.

Entretanto, por volta de meio-dia o Legislativo decidiu que vai publicar a convocação dos suplentes nesta sexta-feira (9). A posse será imediata.

Os dois primeiros suplentes do PSDB Nelson Lords e Professora Rosane Jung serão convocados para as vagas de Robert Ziemann e Laudo Sorrilha, respectivamente.

Do MDB, serão chamados Celinho Padeiro para o lugar de Ludimar Portela (“Nego do Povo”), Rudmar Laurent para substituir Joaozinho Rocha, Gracinha Pernambucana para o lugar de Hélio Albarello e Adilson Batista para a vaga de Antonio João Marcal de Souza (“Nenê da Vista Alegre”.

Daniel Esquivel e Beto Schwinn, do União Brasil, substituem Ilson Portela (“Catito”) e Jefferson Lopes, respectivamente.

O ex-vereador e atual suplente Vergilio da Banca (MDB) recebeu mais votos que Gracinha Pernambucana na eleição de 2020, mas ele não poderá assumir porque também é acusado de receber mensalinho nos dois últimos anos da gestão do ex-prefeito Maurilio Azambuja (MDB). 

Além de Vergilio, o ex-vereadores Adriano da Silva Rodrigues, o “Professor Dada” (PSDC), e Toton Pradence (União Brasil), também são investigados na mesma operação.

Os oito vereadores afastados ontem e os três ex-vereadores (que não conseguiram se reeleger em 2020) são alvos da fase “mensalinho” da Operação Dark Money, deflagrada em setembro de 2021 pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).

 

Essa nova fase identificou esquema de pagamento de propina a vereadores de dezembro 2019 a novembro de 2020. Segundo o Dracco, as propinas eram pagas por ordem de Maurilio Azambuja, com anuência de outros servidores e integrantes da gestão municipal, e tinham como objetivo afrouxar a fiscalização das contas da prefeitura pela Câmara, além de aprovar projetos de interesse da prefeitura. 

 

 

 

 

 

 

Por Helio de Freitas, de Dourados 





03/12/2022 Assembleia Legislativa realiza sessão solene para homenagear personalidades de Mato Grosso do Sul
28/11/2022 ALEMS começa a analisar projetos do Executivo sobre trânsito e meio ambiente
27/11/2022 ALEMS é estratégica para aprovação de projetos essenciais a MS
24/11/2022 Mara Caseiro e a possibilidade em disputar presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player