
Gilberto Fernando Saracho Ramos, de 34 anos, morreu no começo da tarde de ontem (19), dentro do Presido de Segurança Máxima de Naviraí (PENAV), onde ele estava cumprindo pena.
Gilberto foi encontrado pelos agentes penitenciários por volta das 13h30m, quando os detentos eram liberados para o banho de sol. Ele estava com vários hematomas na região da cabeça e costas. Gilberto chegou a receber atendimento médico ainda dentro do presídio, porém veio a obtido logo em seguida.
Segundo informações, Gilberto que era morador da cidade de Dourados, já tem passagens por crimes como tráfico de drogas e latrocínio, (roubo seguido de morte) ocorrido em 2002.
Em 2008, Gilberto foi apontado como integrante de uma quadrilha que roubava caminhonetes no estado. Na ocasião, ele e outro detento ambos presos no presido Harry Amorim Costa (PHAC), em Dourados, eram responsáveis de receber encomendas dos veículos feitas por receptadores que viviam no Paraguai e repassar para o restante da quadrilha.
Já em 2014, após estar sendo ameaçado de morte, Gilberto foi transferido para o IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), onde ele foi colocado em uma cela de isolamento com mais quatro presos, onde foi acusado de assassinar um deles. Gilberto teria admitido ter matado o detento Márcio Duarte Moraes, de 36 anos, usando uma corda de nylon.
Em setembro de 2017, Gilberto foi transferido para o Presido de Segurança Máxima de Naviraí. A morte de Gilberto foi registrada no 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Naviraí, como morte a esclarecer.
07/02/2026
Homem é preso por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí
07/02/2026
PM de Naviraí prende motociclista por embriaguez ao volante e porte de arma branca
06/02/2026
Morador Dourados é preso com haxixe avaliado em quase R$ 1 milhão na MS-289 em Amambai
06/02/2026
No Vila Nova em Naviraí, criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo