Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

DATA: 21/05/2019 | FONTE: G1 MS Cacique é detido e cinco armas são apreendidos em operação da PF para desarmar índios em MS O objetivo da operação, chamada de Paz no Campo, foi desarmar grupos de indígenas que disputam o comando da aldeia Alves de Barros.

O cacique da aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi detido e cinco armas de fogo, sendo três espingardas calibre 12 e dois revólveres, foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (21), na operação que a Polícia Federal faz no local em Bodoquena.

O objetivo da operação, chamada de Paz no Campo, foi desarmar grupos de indígenas que disputam o comando da aldeia. Trinta policiais, entre federais e militares (que deram apoio a ação) cumpriram mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça.

Foram expedidos três mandados de busca e apreensão para Porto Murtinho e Bodoquena. De acordo com a PF, a operação é resultado de investigação iniciada em maio de 2018, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha a ação.

A PF identificou a existência de dois grupos rivais que poderiam entrar em conflito, deixando vítimas decorrentes de atos de violência, inclusive com o uso de armas de fogo.

O cacique detido e as armas apreendidos estão sendo trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

Homem é preso por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí 07/02/2026 Homem é preso por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí
PM de Naviraí prende motociclista por embriaguez ao volante e porte de arma branca 07/02/2026 PM de Naviraí prende motociclista por embriaguez ao volante e porte de arma branca
Morador Dourados é preso com haxixe avaliado em quase R$ 1 milhão na MS-289 em Amambai 06/02/2026 Morador Dourados é preso com haxixe avaliado em quase R$ 1 milhão na MS-289 em Amambai
No Vila Nova em Naviraí, criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo 06/02/2026 No Vila Nova em Naviraí, criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo