
O cacique da aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi detido e cinco armas de fogo, sendo três espingardas calibre 12 e dois revólveres, foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (21), na operação que a Polícia Federal faz no local em Bodoquena.
O objetivo da operação, chamada de Paz no Campo, foi desarmar grupos de indígenas que disputam o comando da aldeia. Trinta policiais, entre federais e militares (que deram apoio a ação) cumpriram mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça.
Foram expedidos três mandados de busca e apreensão para Porto Murtinho e Bodoquena. De acordo com a PF, a operação é resultado de investigação iniciada em maio de 2018, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha a ação.
A PF identificou a existência de dois grupos rivais que poderiam entrar em conflito, deixando vítimas decorrentes de atos de violência, inclusive com o uso de armas de fogo.
O cacique detido e as armas apreendidos estão sendo trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.
07/02/2026
Homem é preso por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí
07/02/2026
PM de Naviraí prende motociclista por embriaguez ao volante e porte de arma branca
06/02/2026
Morador Dourados é preso com haxixe avaliado em quase R$ 1 milhão na MS-289 em Amambai
06/02/2026
No Vila Nova em Naviraí, criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo