Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 06/11/2018 | FONTE: da Assessoria Agentes de Naviraí, Caarapó e Ponta Porã se capacitam em curso nacional do Depen Cinco servidores da Agepen participaram da capacitação, sendo dois da base de Naviraí, um de Caarapó, e dois agentes de Ponta Porã.
Foto: Divulgação PM / Ilustração gráfica Caribel News

 Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram do curso de Habilitação de Operadores do Dispositivo Elétrico Incapacitante Spark, na última semana. As aulas foram realizadas pela Escola Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), na cidade de Cascavel, localizada no interior do Paraná.

Ao todo, cinco servidores da Agepen participaram da capacitação, dentre eles, três integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) – sendo dois da base de Naviraí e um de Caarapó, e dois agentes da Unidade Penal “Ricardo Brandão” (UPRB), de Ponta Porã.

Cinco agentes da Agepen concluíram o curso que contou com aulas teóricas e práticas

Foto: Divulgação

Idealizado pela Agente Federal de Execução Penal e coordenadora do Núcleo de Ensino e Operações (NEOP) em Catanduvas, Isabela Tonassi, o curso teve como objetivo capacitar agentes penitenciários de várias regiões do país para manusear o dispositivo elétrico.

Considerada uma arma não letal, a Spark emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. 

O disparo é realizado através do acionamento do gatilho de ação progressiva que, ao ser pressionado, permite que o dispositivo emita pulsos elétricos por um período de 5 segundos.

 

Com aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado por instrutores do Depen, dentre eles, Pires, Samuel Maia, Maycon Rottava, Claudevan e Dias. Com carga horária de oito horas, os participantes terão direito ao certificado que será emitido pela Escola Nacional de Serviços Penais. Durante o curso, os operadores de segurança pública aprenderam que tal dispositivo faz parte da doutrina de uso escalonado/ controlado/ progressivo da força, e não gera qualquer tipo de dano à saúde daqueles que são atingidos.

GALERIA IMAGENS - Fotos: Divulgação

 

 

 

 

 

Texto: Tatyane Santinoni    

Fotos: Divulgação.

 

Com colaboração dos Agentes Jonas dos Santos (PSMN) e Willian Fagner (UPRB).





19/04/2024 Projeto Tembiaporã: Che Añekambia; promove resgate cultural e profissionalização de indígenas encarcerados na Penitenciaria de Naviraí
18/04/2024 Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
02/04/2024 Robinho passa a dividir cela de 8 m² com outro preso
16/03/2024 Zinho e comparsa são transferidos do RJ para o presídio federal de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player