Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 04/09/2018 | FONTE: Douradosnews MPE encontra caos durante visita no Hospital da Vida e fala em intervenção judicial
Visita técnica encontrou vários problemas no HV - Crédito: Osvaldo Duarte / Ilustração gráfica Caribel News

Inspeção realizada na noite do dia 30 de agosto encontrou o caos no Hospital da Vida, em Dourados. Além da superlotação, já relatada por várias vezes no local, membros da força-tarefa encontraram depoimentos de ausência de medicamento e material de utilização dos servidores. 

Cenas de pessoas internadas em partes inadequadas, sem qualquer higiene aos usuários e trabalhadores também consta no documento anexado ao processo que apura irregularidades no hospital. 

Um auto de inspeção ministerial foi assinado pelos promotores de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, da 10ª Promotoria e Ricardo Rotunno, da 16ª. A visita ainda contou com representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Coren (Conselho Regional de Enfermagem). 

Na conclusão da visita, um pedido de intervenção judicial não é descartado. 

De acordo com o documento de 48 páginas, o ato teve início às 20h10 e logo nas primeiras diligências, realizada na área verde, os integrantes da força-tarefa encontraram nove pacientes alojados em corredor sem quaisquer condições para o atendimento humanizado. 

Ainda segundo o relato, o grupo não encontrou enfermeiros na ala durante entrevistas realizadas com as pessoas, porém, depois da verificação ‘in loco’, contou-se no setor 17 pacientes para receber atendimento por parte de três técnicos de enfermagem. 

No corredor da mesma ala, uma mulher diagnosticada com pancreatite aguda estava há cinco dias no local. 

 

Ainda no Hospital da Vida, mas no setor vermelho, um paciente estava internado num espaço que seria de  lavanderia [veja foto abaixo]. O diagnóstico dele é de osteomielite. 

Ala que seria utilizada como lavanderia

Nas conversas com outra paciente, vítima de acidente de moto naquela manhã e que ocupava a ala amarela do hospital, os membros da força-tarefa receberam a informação de que durante todo o dia, apenas o raio-x teria sido feito nela, sem que recebesse qualquer atendimento médico.

Para constar, o horário da conversa ocorreu às 21h30 e ela teria chegado às 6h, ou seja, mais de 15h no local. 

Falta de material

Durante a visita ao Hospital da Vida constatou-se ainda a estrutura deficitária da unidade de saúde e a ausência de materiais básicos para atendimento, como algodão e medicamento anticoagulantes. 

Também perceberam a falta de bombas de infusão, respiradores barulhentos e sem manutenção.

Copos de aspiração e umidificadores são usados de forma coletiva, conforme relatado em documento. O fato ‘viola protocolos hospitalares e possibilita a transmissão de infecções’, segundo descrito na inspeção ministerial. 

Ainda conforme os relatos, familiares têm precisado levar cobertores e materiais de higiene, como fraldas geriátricas aos internados e, em muitos casos, os profissionais que prestam serviço no local precisam usar materiais próprios ou tirar dinheiro do bolso para poder realizar o atendimento.

 

Estrutura 

Na conclusão do documento, os promotores destacam a falta de estrutura encontrada no hospital, classificando a unidade como “aquém do necessário para atender minimamente a demanda de Dourados e macrorregião respectiva, e necessita, urgentemente, reverter todas as deficiências mencionadas”. 

Por fim, os membros do Ministério Público alertam para a possibilidade real de intervenção judicial no Hospital da Vida. 

“Eventual perpetuação da situação atual por médio ou longo prazo pode não dar margem a outra solução, senão a propositura de ação coletiva com pedido de intervenção judicial na unidade fundacional administradora do hospital”, finaliza o relatório. 

O outro lado

 

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Município para um posicionamento sobre o caso, porém, até a publicação desse material, nenhum retorno foi dado. 






23/04/2024 Vale dos Dinossauros: cognome de Nioaque agora é lei em MS
19/03/2024 União autoriza Mato Grosso do Sul a buscar R$ 1 bilhão para projeto de rodovias
19/03/2024 Prefeito de Miranda diz que vai recorrer da decisão que manda demolir imóveis no Salobra
18/03/2024 Campo Grande e Dourados terão caravana da Sudeco nessa semana
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player