Domingo, 28 de Abril de 2024

DATA: 20/02/2017 | FONTE: R7 Veja 8 fatos que você precisa saber sobre o rodízio dos pneus Cuidados com a calibragem e o tipo de pneu correto do carro são aspectos fundamentais
Manter os pneus do carro da forma correta é fundamental para que a integridade e a vida útil sejam maiores. Um desses cuidados básicos é o rodízio. Só que muita gente não o faz direito, comprometendo, principalmente, a segurança. A Anip — Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, enumerou 8 fatores que devemos saber sobre o rodízio dos pneus do veículo. Confira a seguir Foto: Montagem/R7

1°) O rodízio não se trata
apenas da troca pura e simples de uma roda pela outra. Há muito a ser observado
antes de executar o serviço, sobretudo em relação ao desgaste apresentado
até ali. Caso as rodas estejam mal alinhadas, prejudicadas por regulagem
incorreta dos ângulos de convergência, cáster e câmber, em pouco tempo os pneus
estarão com um lado da banda de rodagem mais desgastado do que o outro. O
alinhamento e o rodízio poderão compensar estes desgastes irregulares, caso não
tenham progredido em demasia

) O rodízio não se trata apenas da troca pura e simples de uma roda pela outra. Há muito a ser observado antes de executar o serviço, sobretudo em relação ao desgaste apresentado até ali. Caso as rodas estejam mal alinhadas, prejudicadas por regulagem incorreta dos ângulos de convergência, cáster e câmber, em pouco tempo os pneus estarão com um lado da banda de rodagem mais desgastado do que o outro. O alinhamento e o rodízio poderão compensar estes desgastes irregulares, caso não tenham progredido em demasia.    Foto: Divulgação

 

2°) Se os pneus rodarem por muito tempo com a calibragem errada, o desgaste também será irregular: com pouca pressão, consumirá as bordas (ou ombros) mais rapidamente, e se estiverem calibrados acima do indicado pelo fabricante, o meio da banda de rodagem se desgastará mais rápido. Por isso que é recomendada a verificação frequente da pressão, ao menos uma vez por semana (ou ao abastecer o veículo), já que somente o rodízio não compensará os desgastes excessivos causados pela utilização de pressão incorreta

) Se os pneus rodarem por muito tempo com a calibragem errada, o desgaste também será irregular: com pouca pressão, consumirá as bordas (ou ombros) mais rapidamente, e se estiverem calibrados acima do indicado pelo fabricante, o meio da banda de rodagem se desgastará mais rápido. Por isso que é recomendada a verificação frequente da pressão, ao menos uma vez por semana (ou ao abastecer o veículo), já que somente o rodízio não compensará os desgastes excessivos causados pela utilização de pressão incorreta.  Foto: Divulgação

 

3°) O
rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, e pode, em parte, evitar desgastes irregulares que tenham começado por
desalinhamento das rodas ou pequenos impactos, permitindo maior durabilidade e
eficiência

) O rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, e pode, em parte, evitar desgastes irregulares que tenham começado por desalinhamento das rodas ou pequenos impactos, permitindo maior durabilidade e eficiência.   Foto: Divulgação

 

4°) Proporciona
também melhor estabilidade, principalmente em curvas e frenagens mais fortes

) Proporciona também melhor estabilidade, principalmente em curvas e frenagens mais fortes.  Foto: Divulgação

 

5°) O ideal é que o rodízio seja
feito em todos os pneus seguindo as indicações do fabricante do veículo. Na
ausência destas, recomenda-se efetuá-lo a cada 10.000 km para pneus radiais, evitando que fiquem carecas

) O ideal é que o rodízio seja feito em todos os pneus seguindo as indicações do fabricante do veículo. Na ausência destas, recomenda-se efetuá-lo a cada 10.000 km para pneus radiais, evitando que fiquem carecas.   Foto: Divulgação

 

6°) Pneus assimétricos:  os pneus devem ser movimentados de modo que o rodízio mantenha sempre o lado externo do pneu montado na parte externa, ou seja, o pneu não deve ser invertido no aro. Pneus unidirecionais: os pneus devem ser movimentados no mesmo lado do veículo já que o sentido de giro não pode ser invertido

) Pneus assimétricos:  os pneus devem ser movimentados de modo que o rodízio mantenha sempre o lado externo do pneu montado na parte externa, ou seja, o pneu não deve ser invertido no aro. Pneus unidirecionais: os pneus devem ser movimentados no mesmo lado do veículo já que o sentido de giro não pode ser invertido.  Foto: Divulgação

 

7°) Para os veículos
4x4, é necessário executar o rodízio em 'X' nos quatro
pneus (caso não sejam unidirecionais)

) Para os veículos 4x4, é necessário executar o rodízio em "X" nos quatro pneus (caso não sejam unidirecionais).  Foto: Divulgação

 

8°) Veículos
com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus
do mesmo
eixo entre si, isso significa que será, do lado esquerdo para o lado direito e
vice-versa
) Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si, isso significa que será, do lado esquerdo para o lado direito e vice-versa.   Foto: Divulgação

 






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