Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 17/03/2024 | FONTE: campograndenews Outono será de longos períodos de estiagem e muito calor em Mato Grosso do Sul Frio intenso está previsto para junho, na reta final da estação que marca transição entre o verão e o inverno
Foto: Reprodução/Ilustrativa

Em 2024, o outono começa na próxima terça-feira (19), às 23h06, e termina dia 20 de junho, às 16h51h. Este ano a estação será marcada por pouca chuva, altas temperaturas, longos períodos de estiagem e umidade baixa. 

Os primeiros dias da estação de transição entre o verão e o inverno serão marcados por  temperaturas máximas elevadas em boa parte de Mato Grosso do Sul, além de pancadas de chuvas isoladas e fracas nos finais de tarde. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa do ar acima de 65% até metade de abril.

As informações foram divulgadas em prognóstico elaborado pelo centro de estatística da Uniderp, com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e outros centros de pesquisa.

Segundo o estudo, conforme os dias avançarem, as chuvas terão tendência a diminuir e o céu a ficar mais claro, por conta da perda de umidade em evidências de dias mais secos. As tardes serão quentes e abafadas e as mudanças de tempo ocorrerão às vezes com estiagens, outras vezes quedas nas temperaturas, chuvas rápidas e, à noite, ventos fortes também podem ocorrer.

A tendência é de que a frequência de nevoeiros seja baixa, ocorrendo sempre que a manhã for fria e a umidade alta, decorrentes das inversões térmicas. Há possibilidade de frio em maio, com maior intensidade já em junho. 

No final da estação, há chances de geadas quando as temperaturas atingiram abaixo de cinco graus em locais mais baixos, nas regiões Sul, Sudoeste e central do estado.

Em dias considerados normais, as temperaturas devem apresentar diferenças entre a mínima e a máxima diária, com a máxima acima dos 30 graus a tarde e abaixo de 20 graus pela manhã.

El Ninõ e La Ninã - As temperaturas das águas do oceano pacífico ainda estão mais quentes que a média e o El Ninõ deve persistir até o próximo mês, quando o modelo climático do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo prevê águas mornas no oceano Pacífico equatorial.

Essas condições indicam a presença de um evento de curta neutralidade nos próximos dois meses, começando em abril até junho. O prognóstico conclui que o outono será neutro com provável La Ninã no final da estação. Essa mudança pode resultar em chuvas abaixo do esperado, além de temperaturas mais frias em maio e junho.

Temperaturas - Em março, as temperaturas mínimas ficarão acima da média em todo o estado. Já em abril, acontecem as primeiras friagens no centro-sul do estado. A partir de março, fará frio no sul, sudoeste, leste e central do Estado. Junho enfrentará frio mais intenso no começo do mês e chance de fracas geadas no extremo sul.

Nos meses de maio e junho, é esperada temperaturas abaixo dos 18 graus na região Norte, abaixo de 16 graus na região Leste, abaixo de 14 graus nas regiões Central e Sudeste e abaixo dos 10 graus entre Dourados ao extremo sul. Em Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, a temperatura pode chegar aos 14 graus. 


 

Por Idaicy Solano 





23/04/2024 Quarta onda de calor do ano chegou, vai até semana que vem e terá pico de 35°C
22/04/2024 Semana começa com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar
15/04/2024 MS tem 45 cidades em alerta para chuvas intensas até terça-feira; veja se o seu município está na lista
01/04/2024 Abril começa com risco de temporal para várias cidades de MS; veja previsão
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player