Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024

DATA: 20/12/2023 | FONTE: campograndenews Dourados, Nova Andradina e Caarapó fazem aniversário nesta quarta-feira Para comemorar data, a programação tem entrega de obras e shows de dupla sertaneja e grupo de pagode
Vista aérea da área central de Dourados, maior cidade do interior que comemora 88 anos hoje (Foto: Assecom)

Nesta quarta-feira (20), três municípios de Mato Grosso do Sul fazem aniversário. Maior cidade do interior, Dourados celebra 88 anos de emancipação político-administrativa, enquanto Nova Andradina e Caarapó comemoram 65 anos. 

O município de Dourados, possui 243.367 mil habitantes, conforme último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ainda de acordo com o instituto, Dourados tem a terceira maior população indígena do Brasil, com 13.473 mil habitantes na terra indígena.

Os registros históricos da cidade estão datados no século 19 com migração de famílias do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo para a região. Os colonizadores iniciaram a exploração da erva-mate. Na mesma época, a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil marcou o desenvolvimento de Dourados.

Outra criação que influenciou no número expressivo de migrantes da região foi a Colônia Agrícola de Dourados, fundada em 1943. A colônia foi feita com uma área de 50 mil hectares, atraindo migrantes brasileiros e estrangeiros. Dourados foi emancipada do município de Ponta Porã em dezembro de 1935.

Para comemorar o aniversário, a prefeitura realiza desde o início do mês a programação Dourados Brilha, que também celebra o Natal. Todos os dias há eventos na Praça Antônio João, nos distritos e também nas aldeias. A festa termina sexta-feira (22).

Município de Nova Andradina visto de cima (Foto: Divulgação)

Nova Andradina - Também conhecida como Cidade Sorriso ou Capital do Vale do Ivinhem, Nova Andradina é considerada a sétima maior cidade do Estado. De acordo com o IBGE, possui 48.563 mil habitantes. 

Os principais rios do município são Anhanduí, Ivinhema, os ribeirões São Bento e Laranjal e os córregos Baile, Papagaio e Samambaia. O município foi fundado em 20 de dezembro de 1958 e oficializado no ano seguinte, em 30 de abril, quando se desmembrou da comarca de Rio Brilhante, motivo pelo qual possui duas datas de aniversário.

Para celebrar seu aniversário, a programação é de show gratuito com o grupo de pagode de Campo Grande, Atitude 67, na quinta-feira (21), às 20h, no Centro de Eventos. 

Vista aérea de Caarapó (Foto: Saul Schramm)

Caarapó - Possui 30.612 mil habitantes, segundo último Censo do IBGE. O povoamento da região foi iniciado pelos empregados da Companhia Mate Larangeira, que explorava a extração da erva-mate. O povoado teve a denominação de Santa Luzia, criado pela companhia como um ponto de pouso para tropeiros ou ervateiros que saíam do Paraguai. 

Conforme o instituto, o topônimo da cidade é de origem tupi-guarani, em que "Caa" significa erva-mate e "rapó", raiz de erva-mate, a terra da erva-mate. A cidade foi desmembrada da comarca de Dourados em 1958, conquistando a sua emancipação.

Para comemorar o aniversário do município, a dupla sertaneja Jads e Jadson se apresenta nesta quarta-feira no Parque de Exposições de Caarapó. 

 

 

 

Por Clara Farias e Helio de Freitas, de Dourados 





23/04/2024 Vale dos Dinossauros: cognome de Nioaque agora é lei em MS
19/03/2024 União autoriza Mato Grosso do Sul a buscar R$ 1 bilhão para projeto de rodovias
19/03/2024 Prefeito de Miranda diz que vai recorrer da decisão que manda demolir imóveis no Salobra
18/03/2024 Campo Grande e Dourados terão caravana da Sudeco nessa semana
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player