Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

DATA: 19/09/2023 | FONTE: campograndenews Empresa aérea cria "rota carbono neutro" em MS e vai reciclar lixo de voos Medida já está ativa entre Congonhas e Bonito; meta é que 1.000 toneladas de lixo sejam reciclados ao ano
"Meu Voo Compensa", o modelo Boeing 737 MAX - (Foto:Nereu Jr/Divulgação)

Com uma rota carbono neutro entre o aeroporto de Congonhas e Bonito, cidade do interior do Estado, distante 297 km de Campo Grande, a Gol anunciou nesta segunda-feira (18), a proposta de compensar com reciclagem o lixo produzido em seus 650 voos diários. 

Avião da GOL com campanha de sustentabilidade apresentado no aeroporto de Confins, em Minas Gerais (Foto:Nereu Jr/Divulgação) 

Com a mudança, a empresa irá custear o dobro do lixo produzido em seus voos. Anunciada em Minas Gerais, com uma aeronave em tons verdes,a medida passa a valer nesta terça (19).

Com a inscrição "Meu Voo Compensa", o modelo Boeing 737 MAX fez seu primeiro trecho entre o Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O serviço de bordo ofereceu alimentos veganos a uma empresa especializada em comida à base de plantas.

O lançamento da aeronave marcou a parceria da Gol com a Eureciclo, empresa socioambiental responsável pela articulação de recicladores em todos os estados do país.

Para cada copinho de plástico descartado, a empresa receberá financiamento para reciclar dois copinhos, por exemplo.A expectativa é que 1.000 toneladas de lixo sejam reciclados por ano. Essa é uma das ações realizadas pela companhia para atingir a meta de reduzir a zero a emissão de carbono líquido até 2050.

Entre as metas anunciadas está a adoção da mistura do SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, com o QAV, querosene de aviação. A ideia é que a partir de 2027, o combustível verde corresponda a 1% da mistura para abastecer as aeronaves.

 

"A utilização do SAF deve equivaler a 64% de todas as reduções de emissão de carbono da companhia, mas é um combustível que carece de desenvolvimento e regulamentação no país", disse o vice-presidente de operações, André Cruz.

Compensação - Desde 2021, a empresa oferece para os passageiros a opção de pagar pela compensação de carbono dos voos, em preços que variam de R$ 7,90 a R$ 30, de acordo com a distância percorrida.

Os valores pagos pelos clientes são encaminhados para a empresa Moss, que investe na preservação de florestas.

Além da rota carbono neutro entre Bonito e São Paulo, a empresa oferece o serviço entre entre Recife e Fernando de Noronha (PE).

A medida é uma forma de compensar as emissões de carbono para a atmosfera a fim de desacelerar o aquecimento global e as mudanças climáticas.Segundo Felipe Sobrinho, gerente de medidas ambientais, sociais e de governança, a medida já compensou 15,4 mil toneladas de CO2. "É o equivalente a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano", equivalente a  4.674 estádios de florestas preservadas.

 

 

 

Por Alison Silva 





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player