Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

DATA: 28/07/2023 | FONTE: campograndenews Onça-pintada é filmada descansando na Serra do Amolar Esta foi a primeira vez que os pesquisadores avistaram uma onça-pintada sobre uma árvore na região de Corumbá
Onça-pintada deitada em galho de árvore na Serra do Amolar (Foto: Diego Viana)

Uma onça-pintada foi flagrada deitada em paliteiro próximo ao Rio Paraguai, na Serra do Amolar, região de Corumbá. O registro feito pelo biólogo do Instituto Homem Pantaneiro, Sérgio Barreto, e mostra o espetáculo que é "ver de perto" um dos maiores felinos do mundo. Segundo médico veterinário, é a primeira vez que os pesquisadores encontram uma onça em cima de árvore nesta região. As imagens foram registradas na quarta-feira (26). 

De acordo com o biólogo, a onça foi vista enquanto ele e uma equipe procuravam por paliteiros, que são árvores que já foram queimadas, quando viu algo que se assemelhava ao formato de uma onça. "Fui chegando perto e quando enxerguei o formato das patas e as rosetas, eu não estava acreditando. Comentei que poderia ser uma onça. Depois que eu falei para o pessoal do barco, foi uma emoção geral", destacou Sérgio.

Ele pontua que ter visto o animal foi "como um sinal", porque a expedição durante o dia havia sido complicada. "A gente perdeu a noção do tempo. Nem sei como explicar como essa onça-pintada estava ali, daquele jeito, naquele lugar. É uma força da natureza", finalizou o biólogo. 

Onça-pintada em cima de paliteiro após avistar a equipe do Instituto (Foto: Diego Viana)

De acordo com o médico veterinário do IHP, Diego Viana, em oito anos do programa Felinos Pantaneiros, diversos avistamentos ocorreram, mas nunca de uma onça-pintada em cima de árvore naquela região. "A árvore onde a onça-pintada foi encontrada é emblemática para gente, como pantaneiro, pesquisador. Ela foi queimada anteriormente, mostra essa cicatriz do passado. E agora pode estar servindo de refúgio", destacou Diego. 

 

 

 

 

Por Clara Farias 





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player