Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024

DATA: 08/03/2023 | FONTE: SBT News Deu calote nas parcelas? O carro vai embora sozinho. Essa é a patente da Ford Montadora de veículos norte-americana criou tecnologia capaz de bloquear e até recuperar os veículos por meio de direção remota
Patente da Ford permite a reintegração de posse automática do veículo em caso de não pagamento do financiamento | Ford/Reprodução/Montagem/SBT News

A montadora de veículos Ford registrou uma patente inusitada. A empresa criou um sistema capaz de recuperar a posse do veículo se o seu dono não conseguir pagar as parcelas do financiamento. O carro ir embora sozinho é considerada a medida mais extrema na patente.

patente intitulada "Sistemas e Métodos para Reintegração de Posse de um Veículo" foi publicada em 23 de fevereiro. 

O documento de 14 páginas detalha os métodos e o raciocínio para a reintegração de posse automatizada, incluso a capacidade da Forde de desativar um ou mais componentes de um veículo -- desde o motor até os mecanismos de trava ou sistema de entretenimento.

A Ford ressalta no documento que os proprietários de veículos notificados sobre a reintegração de posse "podem tentar impedir a operação de reintegração de posse" e com isso, a montadora observa que "em alguns casos, isso pode levar ao confronto".

E por causa disso, a empresa alega que a solução foi instalar um sistema que permitisse a apreensão forçada do veículo sem a presença do proprietário.

A patente mostra que qualquer carro com recursos autônomos ou semi-autônomos pode ser autodirigido "de um primeiro ponto para um segundo ponto que seja mais conveniente para um caminhão guincho rebocar o veículo".

 

O carro também pode ser levado para uma agência de reintegração de posse. Além disso, o carro também pode se movimentar para um ferro-velho, caso o valor do carro esteja depreciado ou não possa ser recuperado e não tenha mais valor para revenda no mercado.

Trecho da patente que mostra que carro poderá ser controlado remotamente pela montadora | Reprodução/Ford

"Pode cooperar com o computador do veículo para mover autonomamente o veículo das instalações do proprietário para um ferro-velho", relata documento. Isso seria determinado com base na quilometragem, condição e outros custos associados à reintegração de posse do carro, como as taxas de guincho e impostos.

A tecnologia pode ser instalada em qualquer veículo que tenha conexão com a internet.

Dono será alertado antes do carro "partir"

A Ford diz também que os donos que passaram pela reintegração de posse serão avisados com vários alertas e notificações antes que a reintegração de posse automática aconteça. 

Um dos alertas destacados na patente está o uso de um "som incessante e desagradável" que pode disparar "toda vez que o proprietário estiver presente no veículo". Ar-condicionado, rádio, vidros elétricos e GPS poderão ser desligados.

Apesar da tecnologia permitir o travamento do acesso ao veículo, a Ford garante que o uso de emergência, para levar alguém doente ao hospital, por exemplo, o uso do veículo seria permitido.

 

Mesmo com a publicação da patente, a montadora não disse quando implantará a tecnologia em seus produtos. Às vezes o registro da patente acontece para reivindicar a propriedade da ideia antes de algum concorrente.

 

 

 

 

 

 

 

Por Cido Coelho





10/06/2023 Airbus anuncia avião com janelas maiores e teto transparente
22/05/2023 WhatsApp ganha recurso para editar mensagens; veja como fazer
16/05/2023 WhatsApp ganha recurso para proteger conversas com senha ou biometria; veja como usar
14/03/2023 Oito equipes irão representar MS no Festival Sesi de Robótica 2023, em Brasília
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player