Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 08/09/2021 | FONTE: G1 MS Capital do ecoturismo tem cartilha com orientações sobre destinação de resíduos: 'Bonito é reciclar' São explicações e dicas da maneira de 'jogar fora' vidros, borrachas, materiais orgânicos, entre outros, e assim ajudar a manter a harmonização da fauna, flora e turistas na região.
Foto: Prefeitura de Bonito/Divulgação

Você sabe o que fazer com os resíduos gerados em casa, no local de trabalho? Em Bonito, município conhecido como capital do ecoturismo devido às belezas naturais, uma cartilha digital orienta moradores sobre a melhor maneira de 'jogar fora' o que sobra, o que quebra, o que não tem mais utilidade.

As diversas orientações estão na Bonito é Reciclar, cartilha virtual produzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, disponível no site da prefeitura e distribuída em grupos de WhatsApp. No documento, o morador encontra dicas do que fazer com os mais diferentes tipos de resíduos e até sobre consumo consciente. Tudo para evitar danos ao meio ambiente e manter em harmonização a fauna, a flora e a economia da cidade.

"A cartilha foi criada com o objetivo de informação à população sobre os canais ideais de destinação de resíduos em Bonito", resume a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin.

"A Agenda dos Recicladores veio contribuir para este mesmo objetivo, com a divulgação dos contatos telefônicos de todos os empreendedores formais que atuam com a coleta e comercialização de recicláveis em Bonito. Apoiando e facilitando o contato direto entre os grandes geradores de resíduos (por exemplo :meios de hospedagem, mercados, restaurante e comércio em geral) e os recicladores", explica Ana.

Gruta do Lago Azul é um dos principais atrativos de Bonito — Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Gruta do Lago Azul é um dos principais atrativos de Bonito — Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Entre as orientações estão a de resíduos de vidros, que podem ser levadas até o ecoponto da Casa do Vidro, que transforma em arte garrafas, copos e outras coisas do material que iriam parar no meio ambiente.

E os resíduos recicláveis? Além de que é coletado pela prefeitura e levado à Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito para separação, a própria pessoa pode entrar em contato com os recicladores associados à prefeitura e entregar no local combinado.

Pneus por exemplo, devem ser levados às borracharias locais. A prefeitura coleta periodicamente, armazena na Secretaria de Obras até a coleta final realizada por empresa especializada que dá destinação adequada.

Os resíduos orgânicos, que são sobras de alimentos, correspondem a 50% do peso do lixo produzido diariamente e são coletados pela prefeitura e levados ao aterro sanitário.

 

A cartilha Bonito é Reciclar pode ser acessada aqui.

Cartilha tem orientações sobre descarte de resíduos — Foto: Prefeitura de Bonito/Divulgação

Cartilha tem orientações sobre descarte de resíduos — Foto: Prefeitura de Bonito/Divulgação





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player