Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 05/04/2017 | FONTE: MidiaMax Supremo proíbe que policiais de todas as categorias entrem em greve Decisão da Suprema Corte terá a chamada repercussão geral

O Supremo Tribunal Federal declarou nesta quarta-feira (5), inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e decidiram proibir qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais. A decisão da Suprema Corte terá a chamada repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida, a partir de agora, por todas as instâncias da Justiça.

A maioria da Corte decretou que é vedado aos policiais civis o exercício do direito de greve – como também a todos os servidores públicos que atuem diretamente na atividade-fim da segurança pública.

A inconstitucionalidade das greves de policiais foi declarada no julgamento de um recurso apresentado pelo governo de Goiás contra uma decisão do Tribunal de Justiça do estado que havia considerado legal uma paralisação feita, em 2012, por policiais civis goianos.

Foram vencidos os ministros Edson Luiz Fachin, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello, votos divergentes da maioria. O placar ficou em 7 a 3.

O ministro Alexandre de Moraes considerou que é obrigatória a participação do poder público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras da segurança pública.





15/11/2018 Motorista que foge do local do acidente comete crime, decide Supremo
08/05/2018 Giroto, Amorim e mais 6 se apresentam na sede da PF após ordem de prisão do STF
05/12/2017 TJ-MS e TRE-MS ainda não divulgaram dados em transparência
04/04/2017 Supremo concede prisão domiciliar a mãe de duas crianças presa por tráfico
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player