Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 29/09/2020 | FONTE: MidiaMax Câmara de Vereadores decide cassar prefeito de Bandeirantes e vice assume até dezembro Comissão foi aberta depois da Operação Sucata Preciosa
Vereadores durante sessão de cassação do prefeito de Bandeirantes. (Foto: Reprodução/Live).

A Câmara Municipal de Bandeirantes, 68 quilômetros de Campo Grande, cassou o prefeito da cidade Álvaro Urt (DEM), por 8 votos favoráveis contra 1, nesta terça-feira (29). Aberta no fim de junho de 2020, a comissão processante foi criada a partir da Operação Sucata Preciosa, que investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos.

No lugar do prefeito agora cassado, ficará o vice-prefeito Luiz Meira (Patriota), cuja posse no cargo deve ocorrer ainda nesta manhã. Álvaro deixa o mandato a 47 da votação das eleições 2020, quando disputará o segundo turno do cargo. O vice, que se tornará prefeito, permanecerá no cargo por 93 dias, já que o chefe do Executivo que for eleito em novembro, assume o comando da gestão em janeiro de 2021.

Em sessão transmitida nas redes sociais, os vereadores de Bandeirantes ouviram o relatório do vereador Eugênio Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal. Ele conclui que Álvaro se omitiu e negligenciou medidas para defesa de “bens, renda, e interesses” da administração municipal”, ao tomar conhecimento de que problemas nos contratos.

Ainda, procedeu “de modo incompatível com a dignidade e decoro do cargo”. O relator comentou que a operação do Ministério Público apontou crimes por parte dos servidores e secretários, por emissão de notas frias de serviço de manutenção, que nunca teriam sido feitos, mas pagos.

Votaram a favor da cassação os parlamentares: Adão de Oliveira (MDB), Celso Arantes (PL), Cristiano Lezisaamon (PSDB), Eugênio Fernandes Junior (PSDB), Jair Pereira (PSB), Jeovane Felix (presidente da Câmara, do PSB), Luiz Fernando Sauer (PSD) e Welton Borges (PT). Único que votou contra foi Mario Souza (Patriota).

Mais cedo, Álvaro Urt afirmou ao Jornal Midiamax que as denúncias são improcedentes e que a comissão aberta na Câmara Municipal, em poucos meses para o fim do mandato, em ano eleitoral, tem cunho político. Ele esteve na sessão nesta terça-feira e se defendeu diante dos parlamentares.

Depois de declarar a cassação, o presidente Jeovane Félix convocou os parlamentares para permanecerem no plenário e dar sequência à posse do vice-prefeito.

 

 

 

 





23/04/2024 Vale dos Dinossauros: cognome de Nioaque agora é lei em MS
19/03/2024 União autoriza Mato Grosso do Sul a buscar R$ 1 bilhão para projeto de rodovias
19/03/2024 Prefeito de Miranda diz que vai recorrer da decisão que manda demolir imóveis no Salobra
18/03/2024 Campo Grande e Dourados terão caravana da Sudeco nessa semana
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player