Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 03/03/2017 | FONTE: MidiaMax De férias no Nordeste, bombeiro de MS salva vítima de afogamento Sargento é especialista em salvamento e mergulhador de resgate
Bombeiro tirou vítima de afogamento da água e manteve procedimentos de salvamento (Foto: Arquivo Pessoal)

Sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul lotado no 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), em Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande, Adalto de Oliveira Campos, de 46 anos, viveu um dia de herói nesta quinta-feira (2). De férias com a família em Parnaíba, no Piauí, ele salvou um homem que sofria afogamento e já estava inconsciente.

No caminho até o hospital, Samu encontrou vítima e bombeiro douradense a acompanhou na viatura (Foto: Arquivo Pessoal)

A vítima ainda não foi identificada, mas chegou à Santa Casa do município piauiense com todos os sinais vitais. Por sorte, seu afogamento aconteceu na frente de um militar experiente, especialista em salvamento e mergulhador de resgate que atuou na Força Nacional de Segurança durante a Copa do Mundo de 2014.

“Estávamos eu, minha esposa e os pais dela na praia, na região conhecida como Pedra do Sal, em Parnaíba/PI. No fim da tarde quando estávamos para vir embora nós avistamos algo no mar e imaginamos ser alguém. Fui de encontro e vi que realmente era uma pessoa”, relatou o sargento Adalto à reportagem do Jornal Midiamax no início da noite de hoje, depois de concluído o salvamento.

“Nadei de encontro, ele estava desacordado e consegui resgatar até a margem. E por estar sem respirar iniciei procedimentos de salvamento com afogados. Depois de alguns minutos consegui êxito, o mesmo voltou a respirar com dificuldade, porém desacordado”, detalha, dando a exata dimensão do drama vivido.

“Fiquei assistindo e orientando a vítima. Ligamos no 193, porém a ligação caia em outra cidade, onde na ligação fui atendido pelo sub tenente bombeiro militar Silvestre, que falou que teria dificuldade em acionar por lá os bombeiros e que seria melhor eu transportar a vítima por meios próprios”, prosseguiu em seu relato.

Sem o suporte necessário, o bombeiro douradense contou com a ajuda de pescadores locais e transportou a vítima no carro do próprio sogro. “No caminho consegui contato com o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que veio de encontro. Nos encontramos e com apoio continuamos o atendimento ministrando oxigênio e procedimento venoso na vítima até o hospital”.

Ao fim desse resgate que começou por volta de 17h45, o herói douradense comemorou o resultado que costuma buscar em seu dia-a-dia de socorrista na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul: salvar vidas. “Entregamos a vítima com todos sinais vitais, porém desorientada”, destacou o militar há quase 20 anos na corporação. (Colaborou Adilson Domingos)





23/06/2022 'Blitz' entre polícia e Almir Sater ocorreu durante patrulhamento rural
05/10/2021 'Febre' dos consignados não solicitados chega a MS e provoca enxurrada de denúncias; saiba como evitar
31/01/2021 GOL retoma operações no Aeroporto de Dourados com três voos por semana
23/07/2020 ‘Não posso abandonar, mas não estou aguentando’: sem saída, mãe acorrenta filho usuário de drogas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player