
Na última terça-feira (31/03), a Auto Escada Mecânica Magirus entrou em atividade no 6º GBM da Capital, sendo de grande relevância para o emprego operacional em ocorrências de combate a incêndio em edificações e salvamento de pessoas em locais elevados, substituindo a antiga Escada Mecânica (AEM-01) da corporação, fabricada na década de 70.

AEM-01 Foto: Divulgação
Contando com uma escada de 60 metros, a viatura tem o dobro do alcance da sua antecessora, sendo uma das mais modernas do mundo, fabricada pela empresa alemã Magirus, referência mundial na fabricação desse tipo de veículo e de outros equipamentos usados no combate a incêndios.

AEM-02 Foto: Divulgação PM
A viatura, além de ser equipada com a escada, conta com diversos equipamentos que complementam a sua atividade-fim, possuindo um elevador de resgate com cesto e maca, comportando até 3 pessoas em um salvamento, além de um canhão monitor para combate a incêndio.
A nova Auto Escada Mecânica de 1,5 milhão de euros foi adquirida na gestão do Senhor Governador Reinaldo Azambuja, através de uma licitação internacional e atende uma reivindicação antiga da corporação.
Para o Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar TC QOBM Huesley Paulo da Silva, a disposição de uma viatura deste porte operacional reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense.
“Nossa Capital está se tornando cada vez mais vertical, sendo importante para a Corporação que tenhamos viaturas e equipamentos adequados para atender essa demanda, e com a aquisição de um equipamento com todas essas características técnicas e operacionais, nota-se que estamos no caminho certo”.

AEM-2 Foto: Divulgação Bombeiros
O Comandante do 6º GBM agradece ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ao Secretário de Justiça e Segurança Pública Sr. Antônio Carlos Videira e ao Comandante Geral do CBMMS, Joilson Alves do Amaral por esta nobre aquisição à nossa Corporação.

AEM-02 Foto: Divulgação Bombeiros

Escada Magirus tem 60 metros e foi estendida em direção ao céu azul da quinta-feira. (Foto: Paulo Francis)

Equipe dos bombeiros durante manutenção da escada, que custou R$ 7 milhões. (Foto: Paulo Francis)
29/01/2026
Jovem de 21 anos é encontrado morto após desaparecer no Rio Aquidauana
26/01/2026
Durante teste de motor, barco vira e homem morre afogado em rio
18/01/2026
Irmãos se afogam em rio; um é resgatado com vida e adolescente de 17 anos morre
04/12/2025
Homem que tentava atravessar Rio Aquidauana a nado morre afogado na "Prainha"