Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 08/10/2018 | FONTE: Correio do Estado Corregedoria vai investigar divulgação de vídeo com denúncia feita por PM Fardado e em frente a viatura, policial disse que houve fraude em urnas
PM fez vídeo sem autorização da corporação - Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

A Corregedoria da Polícia Militar abrirá procedimento para apurar os fatos e circunstâncias em que ocorreram a produção e divulgação de um vídeo gravado e divulgado pelo policial James Balduíno, onde ele, fardado e em frente a uma viatura da PM, denuncia supostas fraudes em urnas eletrônicas do município.

Conforme a Polícia Militar, apenas a assessoria de comunicação tem autorização para falar sobre a atuação nas eleições, motivo pelo qual o policial militar em questão não poderia ter se manifestado em nome da corporação. 

Ainda conforme a nota divulgada pela PM, oficialmente, não houve a divulgação de nenhum material com denuncias de suspostas fraudes.

O CASO

Fardado e em frente a uma viatura, o Policial Militar James Balduíno, de Dourados, gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, onde denuncia supostas irregularidades ocorridas nas urnas eletrônicas do município. Conforme o militar, o problema estaria ocorrendo na votação para presidente.

“Estou recebendo várias denúncias de que você consegue votar normalmente para outros candidatos, mas quando chega para presidente, a sua opção para presidente você não consegue confirmar. Aconteceu comigo e está acontecendo com outros eleitores. Outras situações você aperta o número 1 e já aparece a foto do candidato Haddah, então está muito estranha essa situação”, disse o policial.

Além disso, Balduíno afirma também que os mesários e fiscais estariam fraudando a votação. Ele orienta que as pessoas registrem os problemas em atas, mas estejam atentos quanto as supostas fraudes.

“Verifiquem a ata se realmente está sendo feita, porque alguns mesários estão fazendo rascunho para enganar o eleitor.Você que está fazendo a denúncia assine na ata, verifique se a ata é realmente o documento da justiça eleitoral, fiquem atentos”, diz no vídeo.

O problema, segundo o policial, estaria acontecendo em Dourados e em outras cidades, incluindo de outros estados.

FAKE NEWS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou nota afirmando que o vídeo, também divulgado pelas redes sociais, onde supostamente aparece o candidato Fernando Haddad ao apertar o número 1, foi investigado e é fake, além de desmentir as notícias de que estaria havendo problemas quanto ao voto para presidente. Segundo o órgão, o vídeo trata-se de uma montagem.

De acordo com um integrante do Ministério Público, devido ao ângulo em que foi gravado o vídeo, é possível que a imagem seja de um teste prévio sobre segurança nas urnas, e não da eleição deste domingo.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) também divulgou nota de esclarecimento desmentindo mensagem sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica. O recado circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo. Segundo o órgão, a informação é falsa.

A mensagem espalhada trataria da escolha para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. A nota do TRE-MS elucida que “a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla ‘confirma’, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica”.

Ainda de acordo com o órgão, a intenção do esclarecimento é “combater as notícias falsas”, “reforçar a confiabilidade no sistema das urnas” e “despertar a atenção crítica dos eleitores”.

 





26/12/2018 Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira
26/11/2018 Com recorde de 87,95% dos votos, André Nezzi é eleito prefeito de Caarapó
25/11/2018 Dois candidatos disputam eleição suplementar pela Prefeitura de Caarapó
22/11/2018 Eleitores de Caarapó escolhem prefeito no domingo
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player