Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 13/08/2018 | FONTE: G1 Sofre com azia? Saiba mais sobre a possível causa: o refluxo O problema impacta o dia a dia e pode estar associado a outros desconfortos
Foto: Reprodução WEB / Ilustração gráfica Caribel News

Você sofre constantemente de azia e má digestão? Sente uma queimação que sobe pelo peito e chega até a garganta? Esta sensação fica ainda pior quando você se deita? Atenção: isso pode ser refluxo.

“Ao ingerirmos um alimento, ele passa pelo esôfago e chega ao estômago. Entre esses dois órgãos existe um músculo chamado esfíncter. Se ele não funcionar corretamente, o conteúdo do estômago, que é ácido, volta para o esôfago e causa aquela azia. Isso é o refluxo”, explica o gastroenterologista e médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Gustavo Patury Accioly.

As principais causas do refluxo são os nossos hábitos de vida, como o consumo crescente de alimentos processados, refeições volumosas, sedentarismo, obesidade, picos de estresse, tabagismo etc.

 

Sintomas do refluxo

 

Apesar de a queimação ser o sintoma mais comum, quem sofre de refluxo pode apresentar também:

 

  • Azia
  • Dor no tórax (não relacionada a doença cardíaca, apesar de intensa)
  • Tosse crônica
  • Rouquidão
  • Pigarro
  • Mau hálito
  • Apneia ou outros distúrbios do sono.

 

Se você apresenta esses sintomas regularmente, procure o médico para um diagnóstico correto e tratamento ideal. Afinal, quem sofre de refluxo sente no dia a dia como a doença impacta as atividades rotineiras: como o sono, a vida social e até o rendimento no trabalho.

 

Tratamento

 

Nos casos de refluxo, a orientação médica normalmente se dá em duas frentes: a) mudanças comportamentais – como rever hábitos alimentares, controlar o peso e praticar atividade física e b) o uso de medicamentos.

E atenção:“muitas pessoas costumam utilizar antiácidos para combater a azia. Mas, dependendo da frequência e da gravidade dos sintomas, esse tipo de medicamento não é eficiente porque possui apenas ação imediata e passageira. Depois de um tempo, ele aumenta o pH do estômago estimulando efeito rebote com produção de mais acidez. Por isso, deve ser utilizado apenas em casos onde a azia é esporádica”, ressalta Accioly.

Uma opção eficaz é o alginato de sódio, devido a ação mecânica de manter o conteúdo ácido no estômago. O alginato forma um gel que faz uma espécie de barreira física na parte superior do estômago, impedindo a volta daquele líquido que sobe queimando até a garganta. A sensação de alívio é mais duradoura, por até quatro horas. O alginato de sódio também não é absorvido pelo organismo, diferente dos antiácidos.

Se você sente azia frequente ou qualquer outro sintoma de refluxo, procure um médico e siga suas orientações. Só o tratamento adequado propicia um efetivo alívio dos sintomas e evita que a doença possa evoluir para condições mais graves, como o câncer de esôfago”, orienta Dr. Gustavo.

LuftaGastroPro (alginato de sódio 100mg/ml - bicarbonato de potássio 20mg/ml)

 

Responsável técnico: 
Dr. Gustavo Patury Accioly, titular dos Colégios Brasileiros de Cirurgia Digestiva e Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica. CRM: SP118203.





24/04/2024 Hospital Municipal de Naviraí registra aumento de 55% em atendimentos a pacientes do município e da região
23/04/2024 Estudo define as 5 frutas mais saudáveis do mundo; veja quais são
20/04/2024 Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos
19/04/2024 Vacinação contra a dengue é ampliada; em MS deixa faixa etária fica a critério dos municípios
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player