Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 23/07/2018 | FONTE: campograndenews Instituto prevê para este ano 450 novos casos de câncer de pescoço em MS Tabagismo, excesso de alcool e HPV na boca contribuem para surgimento das doenças na região do pescoço e cabeça.
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Em Mato Grosso do Sul, 450 novos casos de câncer de cabeça e pescoço serão diagnosticados em 2018, segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Somente no ano passado, envolvendo a doença, foram realizados no Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, 5.883 procedimentos como consultas, cirurgias e tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Jovem campo-grandense fumando. Habito favorece surgimento de tumores no pescoço e cabeça. (Foto: André Bittar)

Jovem campo-grandense fumando. Habito favorece surgimento de tumores no pescoço e cabeça. (Foto: André Bittar)

Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço dedica todo o mês de julho para desenvolver ações junto à população. Trata-se da campanha “Julho Verde”.

Na Capital, o HCAA realiza tratamento e presta assistência aos pacientes, com equipe multiprofissional especializada com cirurgia, quimioterapia, radioterapia e demais áreas de suporte e reabilitação como fonoaudiologia, nutrição, odontologia hospitalar, serviço social.

De acordo com o Inca, a estimativa para todo o País é que 23 mil novos casos sejam diagnosticados anualmente, sendo câncer de boca e laringe os que alcançam 5ª posição entre os mais frequentes entre homens e mulheres.

Nos últimos anos a infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído para aumento da doença por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais, segundo a sociedade. “Cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. Num contexto de 200 milhões de pessoas, esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil”, alerta a SBCCP.

Prevenção - Ao perceber qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico ou dentista, nos casos de boca, que encaminhará para o especialista para o tratamento adequado.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

 

Tabagismo e excesso de álcool aumentam as chances de desenvolver a doença. Entre os sintomas estão feridas no lábio, boca, língua, garganta ou pele, dificuldade para engolir, voz rouca ou fraca, caroço na face ou pescoço.





30/05/2022 Brasil investiga dois casos suspeitos da varíola do macaco
18/02/2021 Idoso de 66 anos é a primeira vítima da dengue no ano em MS
02/02/2021 Fevereiro Roxo: mês de alerta e conscientização do Alzheimer, lúpus e fibromialgia
28/01/2021 Controle de Vetores de Naviraí alerta para manter combate ao mosquito Aedes aegypti
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player