Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 13/02/2017 | FONTE: G1 Países convocam Conselho de Segurança da ONU após míssil norte-coreano Japão, Coreia do Sul e EUA pediram reunião em caráter de urgência após teste de Pyongyang. Lançamento foi o 1º desde que Trump assumiu a Casa Branca.
Coreia do Norte dispara míssil balístico em primeiro desafio a Trump

Os governos de Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos pediram a realização de uma reunião em caráter urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas por causa do lançamento de um míssil de médio alcance realizado pela Coreia do Norte.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão confirmou o pedido do governo do premiê Shinzo Abe, em coordenação com os dois países aliados, para realizar o mais rápido possível uma reunião do órgão executivo da ONU.

Uma fonte diplomática disse à agência denotícias estatal sul-coreana "Yonhap" que o governo de Seul está buscando uma "resposta" através do Conselho de Segurança para punir Pyongyang por seu último teste de armas.

Resultado de imagem para Líder norte-coreano, Kim Jong Un

Líder norte-coreano, Kim Jong Un, guia teste de míssil Pukguksong-2, em foto divulgada nesta segunda-feira (13)

(Foto: KCNA/Reuters)

O lançamento do míssil pelo regime de Pyongyang neste domingo (12) é o primeiro desde outubro e foi a primeira "provocação militar" do regime de Kim Jong-un desde que Donald Trump assumiu a Casa Branca.

Resultado de imagem para Líder norte-coreano, Kim Jong Un, guia teste de míssil Pukguksong-2

Kim Jong Un guiou teste com míssil (Foto: KCNA/ Reuters)

O Conselho de Segurança já aprovou no ano passado dois pacotes de sanções contra a Coreia do Norte após o países detonar duas bombas atômicas em oito meses e realizoar mais de 20 lançamentos de projéteis balísticos - entre eles o de um foguete especial.

O foguete especial foi lançado há um ano, em 7 de fevereiro de 2016, é considerado pela comunidade internacional como um teste encoberto de um míssil balístico de alcance intercontinental.

Resultado de imagem para Líder norte-coreano, Kim Jong Un, guia teste de míssil Pukguksong-2

Televisão em estação de trem em Seul mostra lançamento de míssil da Coreia do Norte (Foto: Jung Yeon-Je/AFP)

Repercussão

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, manifestou a rejeição de seu país ao teste balístico e pediu aos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão que se abstenham de realizar ações que possam provocar uma escalada das tensões, segundo a agência Efe.

Uma nota da Chancelaria russa afirma que ação foi “um novo menosprezo às exigências contidas nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. “Isso é lamentável e não pode deixar de causar preocupação", afirma. Ao mesmo tempo, Moscou fez um apelo para que "todas as partes interessadas não deem passos para ações que conduzam a uma escalada da tensão", também de acordo com a Efe.

 

Por Agencia EFE





17/10/2019 Promotoria da Espanha pede prisão de 8 anos para militar brasileiro detido com cocaína em avião presidencial
13/08/2019 FBI procura no Brasil suspeito de integrar grupo terrorista Al-Qaeda
17/04/2019 Ex-presidente do Peru se suicida após receber ordem de prisão
29/03/2019 Brasil envia insumos e medicamentos a Moçambique
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player