Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 29/12/2017 | FONTE: odia Piauí autoriza a produção de remédio derivado da maconha Decreto que permite produção de canabidiol no estado foi assinado nesta quinta pelo governador Wellington Dias (PT)
Foto: Reprodução WEB / Ilustração gráfica Caribel News

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou nesta quinta-feira, autorização para a produção de canabidiol, substância presente na planta da maconha, a Cannabis sativa.

Produção de remédio derivado da maconha é autorizada no Piauí   Estadão Conteúdo

Os estudos e o processamento da substância ficarão a cargo do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) e das universidades federal e estadual, que fabricarão o medicamento com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

O trabalho começa já no início do ano e, ainda em 2018, o Estado diz esperar contar com uma câmara setorial de biotecnologia para apoiar a produção. Para o governador, a iniciativa beneficiará pessoas que sofrem com convulsões e epilepsias.

 

"Antes importávamos o canabidiol da Califórnia e de Israel, o que gerava um custo muito elevado e, a partir da autorização da produção, o Piauí passa a produzir seu próprio produto, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão", diz.

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) foi o responsável pela autorização   Reprodução Facebook

Procura

 

Tanto no Piauí, quanto em outras partes do País, muitas ações tramitam na Justiça envolvendo pessoas que pedem o direito de cultivar maconha em casa para retirar a substância visando o uso medicinal.

No Estado, que é o primeiro a liberar a produção do canabidiol, pesquisas já vinham sendo realizadas desde o primeiro semestre deste ano.





12/12/2017 Filho que confessou ter esquartejado a mãe está em ala psiquiátrica do HU
28/10/2017 Temer passa por cirurgia na próstata e se recupera em hospital de São Paulo
12/09/2017 Pais trancam filha com problemas mentais à espera de internação permanente em SP
29/07/2017 Após batalha judicial, morre bebê Charlie Gard
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player