Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 30/10/2017 | FONTE: G1 MS Soldado de MS é a 1ª do país a se especializar em ação contra bandidos do 'novo cangaço' Curso de alto risco ocorreu em favela de SP, onde policial também aprendeu técnicas de guerrilha urbana, entre outras abordagens.
Estágio em que policial militar passou é muito concorrido Foto: Divulgação/Polícia Militar / Ilustração gráfica Caribel News

O teste físico deixou para trás centenas de candidatos, em sua maioria homens. Das 25 vagas existentes este ano, uma delas foi preenchida pela policial militar Flávia Souza Oviedo, de 35 anos. Atuante no Batalhão de Choque (BpCHoque), em Campo Grande, ela foi a primeira mulher do Brasil a concluir o estágio de abordagens de alto risco, entre elas o "novo cangaço".

Soldado Flávia durante treinamento na favela (Foto: Divulgação/Polícia Militar )Soldado Flávia durante treinamento na favela (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O treinamento ocorreu em favelas de São Paulo, onde a policial aprendeu táticas de guerrilha urbana, abordagens em assaltos a caixas eletrônicos, principalmente com a modalidade dos bandidos conhecida como "novo cangaço", além de ações de reintegração de posse e prisionais.

"Eu cheguei neste final de semana e aprendi muitas técnicas, sendo que a maioria delas permanecerá em segredo. Realmente foi uma prova muito concorrida, com cerca de 200 candidatos. Eu me deparei com um ambiente totalmente masculino, foram dias de muito aprendizado", afirmou ao G1 a policial.

As aulas foram promovidas Comandos e Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COE), exercitando situações atípicas e com um mínimo de risco à segurança, principalmente em relação à população, além de técnicas de progressão e transposição de vias sob fogo e retirada, sob fogo, de feridos.

Estágio em que policial militar passou é muito concorrido (Foto: Divulgação/Polícia Militar )

Estágio em que policial militar passou é muito concorrido (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Já na capital sul-mato-grossense, a servidora trabalha há nove anos, fazendo atividades diárias na Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (Rocam). De acordo com o comandante do batalhão, Marcus Pollet, ela é uma das poucos policiais femininas atuando no patrulhamento de alto risco.

"É com certeza um fator motivador para muitas mulheres que estão buscando este tipo de especialização. O estágio é feito em favelas, morros e aqui temos um intensivo diário com atividades ordinárias e extraordinárias. É um trabalho em equipe, no qual todos possuem a intenção de prestar um serviço de excelente qualidade para a população", finalizou Pollet.

 

Novo cangaço
A modalidade se trata de bandidos especializados em assaltos com explosões de agências e caixas eletrônicos de cidades do interior do estado. Conforme a polícia, eles chegam em um número relativamente grande, de homens fortemente armados com fuzis, entre outras armas, efetuando vários disparos.

Policiais que participaram das aulas em 2017 (Foto: Divulgação/Polícia Militar )

Policiais que participaram das aulas em 2017 (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Policiais durante treinamento de alto risco (Foto: Divulgação/Polícia Militar )

Policiais durante treinamento de alto risco (Foto: Divulgação/Polícia Militar )





06/03/2021 12º BPM de Naviraí realiza solenidade de passagem de comando do 3º GPM de Juti
01/02/2021 Polícia Militar de Naviraí, informa que está com problemas na linha do telefone de emergência (190)
03/03/2020 Publicadas convocações em 3ª Chamada para Oficiais e Soldados da PMMS
14/10/2019 PMMS - Nota à Imprensa
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player