Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

DATA: 10/04/2024 | FONTE: campograndenews Serviços eleitorais passam a ser realizados em qualquer cartório eleitoral de MS Alistamento, revisão e transferência serão realizados independentemente da jurisdição do solicitante
Foto: Reprodução/Ilustrativa

Nova resolução permite que eleitores de Mato Grosso do Sul regularizem situação eleitoral em qualquer cartório eleitoral do Estado. Conforme o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a mudança tem o objetivo de melhorar o atendimento ao eleitor.

Além dos cartórios eleitorais, os eleitores que residem no Estado poderão realizar os serviços em qualquer central de atendimento ou posto de atendimento eleitoral de MS. O TRE explica que a normativa é realizada para padronizar as atividades de operações de alistamento, revisão e transferência, independentemente da jurisdição do solicitante.

Ainda é relatado em parágrafo único que “os eleitores de municípios submetidos à revisão de eleitorado só poderão realizar a operação RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral) de revisão na zona eleitoral do seu domicílio”.

Regularização - O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar à organização das eleições municipais.

Primeiro título - Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar da outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.

Conheça a íntegra da Resolução 820/2024.

 

 

Por Geniffer Valeriano  





25/04/2024 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
08/04/2024 Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda
07/03/2024 Eleitores têm até 8 de maio para emitir ou regularizar título eleitoral
26/02/2024 Faltam só três meses para eleitor regularizar ou tirar a 1ª via do título
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player