Sábado, 04 de Maio de 2024

DATA: 01/04/2024 | FONTE: O Globo Milhares de brasileiros ganham direito à cidadania portuguesa a partir de hoje Alteração na lei estabelece que estrangeiros que sofreram com demora na emissão da autorização de residência tenham o tempo de espera incluído no prazo legal de cinco anos
Ysla Xavier em Óbidos: fazer o pedido o 'mais rápido possível' — Foto: Arquivo pessoal para Portugal Giro

Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira.

O benefício abrange aqueles que vivem em Portugal há pelo menos cinco anos, mas não tinham o tempo de espera pela autorização de residência reconhecido.

A alteração ao artigo 15º da Lei da Nacionalidade foi aprovada no Parlamento e entra em vigor a partir de hoje.

Antes, o brasileiro e demais estrangeiros que entraram a partir de 2019 em Portugal como turistas poderiam obter uma manifestação de interesse, que é uma autorização provisória.

As autorizações demoram dois ou três anos para chegar e o período entre a manifestação e o novo título era ignorado na contagem dos cinco anos de residência obrigatórios para pedir a cidadania.

Os anos perdidos na contagem passam a valer como prazo legal a partir de agora. Quem tem manifestação desde 2019 e conseguiu a autorização anos depois está apto a fazer o pedido de cidadania por tempo de residência.

É o caso da alagoana Ysla Xavier, de 27 anos. Assistente em um consultório dentário, diz que fez a manifestação em 30 de janeiro de 2019 e recebeu a autorização em 19 de novembro de 2020.

Ysla comemora que, com a nova lei, recuperou quase dois anos de espera. Agora, vai entrar com o pedido para tirar a cidadania para melhorar de vida.

— O mais rápido possível. Porque é muito melhor a cidadania para termos os mesmos direitos que os portugueses — explicou Ysla, que vive em Odivelas, Lisboa.

Entre as razões que lista como benéficas, ela cita a possibilidade de mudar de trabalho:

— Emprego, por exemplo: conseguimos empregos melhores (com a cidadania).

IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL:

Coordenadora da consultoria Destinos Objetivos, a advogada Karine Egypto vê a alteração como compensação pela demora do Estado. Segundo ela, a entrega da autorização pode levar três anos.

— O longo período de espera não era considerado e a alteração na lei tenta fazer justiça com quem protocolou o pedido e teve o processo concluído anos depois — disse Egypto., calculando que a alteração beneficia milhares de brasileiros.


 

 

Por Gian Amato





03/05/2024 Governo federal mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)
03/05/2024 Metade das famílias recusa doação de órgãos em MS
03/05/2024 Duas apostas levam prêmio de R$ 100 mil na Nota MS Premiada
02/05/2024 Portaria do Iagro torna obrigatório o uso de aplicativo que rastreia carga viva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player