Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 27/03/2024 | FONTE: g1.globo.com Caso Marielle: Chiquinho Brazão, suspeito de mandar matar vereadora, chega em presídio federal de Campo Grande Deputado federal chegou em Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (27). Preso foi encaminhada ao presídio sob forte escolta.
- Foto: Reprodução/Ilustrativa

Sob forte esquema de segurança, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de envolvimento nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018, foi transferido de Brasília para o presídio federal de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (27). 

Brazão chegou por volta das 10h40h (horário local), no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A operação foi realizada pela Polícia Penal Federal Penais Federais (PPF).

Chiquinho Brazão chegou a Campo Grande. — Foto: Marcus Vinícius/TV Morena

Chiquinho Brazão chegou a Campo Grande. — Foto: Marcus Vinícius/TV Morena

A reportagem apurou que Domingos Brazão, também apontado como mandante das execuções, será transferido para outro presídio de segurança máxima. O delegado Rivaldo Barbosa, suspeito de atrapalhar as investigações, permanece preso na Penitenciária Federal de Brasília.

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, e o delegado Rivaldo Barbosa foram alvos de mandados de prisão preventiva expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao desembarcar em Campo Grande, Chiquinho Brazão seguiu para o Presídio Penal Federal e, um segundo preso na operação, foi retirado da aeronave para que o avião fosse abastecido.

Forte esquema de segurança para receber Chiquinho Brazão — Foto: Ariovaldo Dantas

Forte esquema de segurança para receber Chiquinho Brazão — Foto: Ariovaldo Dantas

 

Ronnie Lessa no mesmo presídio

Ronnie Lessa  — Foto: Reprodução/TV Globo

Ronnie Lessa — Foto: Reprodução/TV Globo

Conforme apuração do g1o ex-policial militar Ronnie Lessa, preso desde 2019 pela acusação de matar Marielle, cumpre pena no presídio federal de Campo Grande e continua presa na capital até ordem judicial de transferência. Há a expectativa de Lessa ser transferido nos próximos dias, visto que o pistoleiro foi quem delatou os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão.

Lessa é apontado como autor dos disparos que mataram Marielle e Anderson. Ele foi expulso da PM e condenado, em 2021, a 4 anos e meio de prisão pela ocultação das armas que teriam sido usadas no crime — pena aumentada depois para 5 anos.

No dia 19 de março, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou que delação premiada de Ronnie Lessa no caso Marielle havia sido homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandantes, segundo Lessa, integram um grupo político poderoso no Rio de Janeiro com vários interesses em diversos setores do Estado. O ex-PM deu detalhes de encontros com eles e indícios sobre as motivações do crime.

 

Prisão dos irmãos Brazão

 

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar matar Marielle Franco — Foto: Reprodução

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar matar Marielle Franco — Foto: Reprodução

Polícia Federal prendeu no domingo (24) três suspeitos de mandar matar Marielle Franco, em um atentado em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes. Foram presos:

 

 

A prisão é parte da Operação Murder, Inc., deflagrada non domingo pela Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Rio de Janeiro.

Os irmãos Brazão são políticos com longa trajetória no estado do Rio de Janeiro. Historicamente, essa família tem um reduto eleitoral e político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, região dominada por grupos paramilitares.

Rivaldo é investigado por obstruir a investigação — ele assumiu a chefia da Polícia Civil um dia antes do atentado. E era uma pessoa da confiança da família de Marielle.

 

 

Por Rafaela Moreira, g1 MS — Mato Grosso do Sul





26/04/2024 Subcomandante da PM tem casa invadida por ladrão pela 2ª vez em menos de um ano
26/04/2024 Jovem de 23 anos é assassinado com tiro no pescoço na Capital
26/04/2024 Polícia Civil inaugura a 37ª Sala Lilás do Estado
26/04/2024 PMA de Naviraí recupera carreta roubada em SP e libera motorista feito refém
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player