Domingo, 28 de Abril de 2024

DATA: 08/03/2024 | FONTE: campograndenews Detran inicia estudos para aplicar exame teórico remoto Prova on-line utiliza biometria e sensor de movimento para garantir segurança
Trânsito de carros no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou estudos para implantar um sistema de aplicação do exame teórico de forma remota.

Essa é uma demanda que já foi apresentada pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul, ao Detran-MS. A modalidade já é utilizada em pelo menos quatro estados brasileiros.

De acordo com o assessor da presidência do departamento, Rodrigo Sodré, existem municípios de Mato Grosso do Sul que aplica a prova apenas 4 vezes ao mês, com isso, o novo modelo iria ampliar o serviço ao cidadão.

Ele esteve em João Pessoa no início deste mês para entender todas as etapas que envolvem o sistema, utilizado pelo Detran-PB desde 2022.

“O Detran da Paraíba foi um dos pioneiros na implantação dessa modalidade de prova, que amplia a oferta de serviços ao cidadão. Hoje, muitos municípios de MS, recebem a aplicação desse exame apenas de 3 a 4 vezes ao mês. Nesse formato, que credencia os CFCs para aplicar o exame, o cidadão poderá ter esse atendimento diariamente”, explicou.

Ainda segundo Sodré, o que preocupava era a segurança da aplicação da prova de forma on-line.

“A questão da segurança, era um ponto que nos preocupava um pouco, mas esse processo de visitação foi importante para ver que a prova on-line utiliza biometria, sensor de movimento, que aponta se o aluno olha muito para cima ou para o lado. Ou seja, possui vários critérios que garantem que aquele exame está sendo realizado pelo próprio candidato, e que ele não está recebendo nenhuma ajuda ou interferência de terceiros”, pontuou.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, informou que a expectativa é de que o sistema seja entregue ainda este ano.

“Diversas iniciativas nossas já foram compartilhadas com outros Detrans. E agora, nós fomos buscar entender melhor esse modelo de prova teórica, que tem dado certo na Paraíba, no Maranhão, Rio Grande do Sul e também Espírito Santo. Não é um processo simples de implantar, pois depende de uma série de situações que envolvem licitação, credenciamento, mas está no nosso planejamento para entrega ainda em 2024”, destacou Rudel.

Troca – Na ocasião, foi entregue ao diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías José Dantas, o modelo de convênio do Detran-MS com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) que possibilita o funcionamento do CEI Detran Claudete de Oliveira da Vera Cruz, que atende crianças de 6 meses à 5 anos de idade. 

 

 

Por Izabela Cavalcanti 





15/04/2024 Prazo para licenciar veículos com placas final 1 e 2 em MS vence no dia 30
02/04/2024 Leilão do Detran-MS fica aberto até dia 15 com Tucson, Saveiro e Hornet para circulação
01/04/2024 Aberto calendário de licenciamento de 2024 e veículos com placa final 1 e 2 devem se regularizar em abril
28/03/2024 Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player