Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024

DATA: 17/01/2024 | FONTE: campograndenews Com pai preso, menino de 4 anos que viu mãe agonizando vai ficar com a prima Segundo o Conselho Tutelar, o menino está recebendo todo o suporte e vai ser acompanhado por um psicólogo
Imagem que circula na internet mostra criança ao lado da mãe, que agonizava (Foto: divulgação)

A criança de 4 anos que presenciou a mãe, Rosane Aguero, de 32 anos, agonizando antes de morrer com ferimentos causados por faca na tarde de segunda-feira (15.jan), em Amambai, vai ficar com uma prima da vítima.

A suspeita pelo crime, Jaciele Morais Gauto, de 26 anos, passou por audiência de custódia ontem(16) na Justiça e vai continuar presa. À polícia, a mulher disse que a intenção não era matar Rosane, mas se defender das agressões. As duas consumiam bebida alcoólica em um bar quando começaram a discutir.

Conforme a conselheira tutelar Alba Regina dos Santos, o pai do menino está preso por homicídio e os pais de Rosane já faleceram. Ela já havia deixado em outras ocasiões o filho com a prima e tinha avisado que se caso acontecesse alguma coisa, queria que o menino ficasse com a parente.

Como Rosane chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, a criança não sabe da morte da mãe. No dia do fato, a Polícia Militar que foi a primeira a chegar acionou o Conselho Tutelar, que imediatamente foi para o local prestar assistência à criança. “Ela ainda não sabe, pensa que a mãe está no hospital. O menino vem recebendo todo o suporte necessário do conselho e vai ser acompanhado por um psicólogo”, afirmou Alba.

Ainda de acordo com a conselheira, a prima da vítima relatou que quando o menino era pequeno foi ferido pelo pai com uma facada e quase morreu. "Havia seis meses que Rosane tinha saído do presídio, também por homicídio. Enquanto isso, quem cuidava da criança era essa prima", contou.

O conselho fez um termo de entrega e orientou a mulher, que vai ficar com o menino, sobre os procedimentos que deverá seguir daqui para frente.

Chocante - A imagem da criança ao lado da mãe agonizando foi divulgada pela página Kuñangue Aty Guasu, assembleia de mulheres Guarani e Kaiowá. Segundo a postagem, a briga que terminou em morte é resultado do alcoolismo que tomou força nos territórios indígenas de Mato Grosso do Sul.

Conforme a publicação, a Kuñangue Aty Guasu recebeu a imagem da família da vítima como um pedido de socorro. “Que haja um olhar humanizado e ações específicas para as mulheres Kaiowá e Guarani daquela região. A morte da mãe da criança de 4 anos, é a realidade de muitas famílias indígenas, é uma consequência de muitas situações de vulnerabilidades recorrentes, até chegar na fase extrema do alcoolismo”.

Caso - Conforme boletim de ocorrência, Rosane e Jaciele estavam na casa de uma terceira pessoa, onde ingeriam bebidas alcoólicas. Em determinado momento, segundo o dono do imóvel, elas começaram a discutir e foram expulsas do local.

Foi nesse momento que Rosane, que já estava com uma faca e do lado de fora da casa, desferiu um golpe contra Jaciele, que conseguiu desarmar a rival. Na sequência, Jaciele passou a desferir vários golpes contra a vítima, que atingiram o queixo e pescoço. Rosane caiu no chão e Jaciele ainda tentou correr, mas também estava ferida. 

Hospital Regional de Amambai, para onde vítimas foram levadas. (Foto: Divulgação) 

As duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Regional de Amambai, mas Rosane não resistiu aos ferimentos. Já Jaciele foi medicada e teve os ferimentos tratados. Na sequência, acabou presa em flagrante por homicídio e levada para a delegacia de Polícia Civil.

Em setembro de 2014, Rosane chegou a ser presa por envolvimento na morte de Eliezer Sebastião Rodrigues, de 22 anos. O jovem foi morto a facadas na Aldeia Limão Verde em Amambai. 

 

 

Por Viviane Oliveira 





09/05/2024 Defesa Civil do RS confirma 107 mortes devido às chuvas no estado
08/05/2024 Laçador de 10 anos de Costa Rica fatura caminhonete Rampage em competição nacional
08/05/2024 Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Naviraí entrega kits operacionais e jalecos a servidores da Saúde
07/05/2024 Lei que proíbe ligações de telemarketing realizadas por robôs é sancionada em MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player