Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024

DATA: 11/01/2024 | FONTE: band.uol Apresentação de Dorival Júnior na CBF como novo técnico da seleção brasileira Novo treinador do Brasil foi apresentado nesta quinta-feira (11) e terá contrato até o final de 2026
Foto: Reprodução vídeo

Dorival Júnior foi apresentado como novo treinador da seleção brasileira nesta quinta-feira (11), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e já fez a sua primeira grande promessa: reconquistar o carinho do povo brasileiro pela Seleção. O técnico de 61 anos fez um convite ao torcedor para apoiar o Brasil e prometeu que a Canarinho será do povo.

“Quero fazer minha primeira convocação ao torcedor brasileiro. Que ele posse voltar a viver a seleção. Que ele acredite um pouco mais na sua seleção. Precisamos dar o nosso melhor para termos uma seleção que passe credibilidade para todos nós. Então, eu peço de coração: que o torcedor volte a participar do dia a dia da seleção e vivencie a seleção como sempre viveu”, iniciou o novo técnico da Seleção.

“A seleção não é a seleção do Dorival, do Felipão. Essa é a seleção brasileira. A seleção do povo brasileiro” - Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira

Dorival Júnior também destacou que a seleção brasileira precisa passar por uma mudança de postura e que o comportamento vale, inclusive, para os atletas. Para o treinador, o jogador convocado para representar o Brasil precisa voltar a sentir o peso da camisa da Canarinho.

“Não é uma mudança de nomes, o que vem acontecendo em relação à seleção que jogamos a ´última Copa. É uma mudança emocional, postural. O atleta tem que entender que está vestindo uma camisa muito pesada, respeitada pelo mundo todo. Ele tem que ter essa consciência. Vamos tentar ao máximo reverter toda essa situação e encontremos o caminho que a seleção brasileira sempre apresentou”, destacou.

O novo técnico da seleção brasileira comentou sobre a sua relação com Neymar. Dorival estava no comando do Santos em 2010, quando a dupla conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, porém um bate-boca com o atacante por uma cobrança de pênalti resultou na demissão do comandante. O treinador revelou que não tem problema nenhuma com o camisa 10 da Seleção e o elogiou bastante.

“Não tenho problema nenhum com o Ney. A proporção que tomou aquela situação cresceu de algo que não esperávamos. Depois daquela partida nós já estávamos falando. A diretoria do Santos tomou uma posição e eu respeitei. Apenas isso. Nunca tive nenhum tipo de problema com o atleta. Ao contrário, todas as vezes que nos encontramos sempre foi de uma maneira positiva”

“Temos que entender que hoje ele é um dos três melhores jogadores do mundo nesse momento. Nós temos que aproveitá-lo. O Neymar é um jogador muito importante", acrescentou.

Dorival Júnior assinou contrato com a seleção brasileira até dezembro de 2026. Além dele, Lucas Silvestre e Pedro Sotero (auxiliares técnicos) e Celso Rezende (preparador físico) chegam para compor a comissão técnica. Os primeiros compromissos do novo treinador serão em março, quando o Brasil enfrenta a Inglaterra e a Espanha, nos dias 23 de 26, respectivamente.

Veja outras respostas de Dorival Júnior, novo técnico da Seleção:

O que pode ser aproveitado dos outros trabalhos

“Tudo pode ser aproveitado. Eu acredito que uma reciclagem ela acabe acontecendo e proporcione dificuldades maiores. Iniciamos uma preparação para um momento seguinte logo depois de uma Copa do Mundo. É natural que teríamos dificuldades, mas não quer dizer que, daqui a pouco, possamos a buscar coisas diferentes.”

Diferença do trabalho no clube para a seleção

“Você se apresenta para jogar e, de repente, você terá dois dias de jogos e seis de treinamentos. Todos encontram um caminho, e nós precisamos achar também. Esse é o nosso desafio, e espero que possamos ter, rapidamente, uma equipe mais confiável, uma equipe com mais segurança."

Mescla de jogadores jovens e experientes

Vocês acompanham o meu trabalho há algum tempo. O número de atletas que eu dei oportunidade ao longo da minha carreira. Um exemplo é o Filipe Luís, no Figueirense. Sempre contei com uma mescla, que é saudável em qualquer equipe para ter a competitividade da equipe. Pra mim, não importa (a idade). Se o Thiago (Silva) estiver bem, ele vai ser convocado. É um grande jogador. Precisamos ter equilíbrio e buscar os melhores jogadores a cada momento. Vou tentar trazer os jogadores em melhores condições."

Contato com o presidente da CBF para comandar a Seleção

“O contato com o presidente foi feito ao final da última semana. Pra mim, foi uma satisfação estar chegando em um momento como esse, da minha vida e da minha carreira, na Seleção. Com relação à instabilidade, é uma área que eu não entro. Tenho uma confiança do presidente para preparar a equipe para ganhar jogos, preparar a equipe e colocar a seleção em uma Copa do Mundo muito difícil e muito disputada. Me preparei muito para isso e tenho convicção que a seleção brasileira estará na final da competição em três anos.”

Como a seleção brasileira vai jogar com Dorival

“Em todas as equipes que eu cheguei eu me adaptei à equipe. eu procuro identificar o que eu tenho nas mãos e a partir daí, eu defino o esquema com que eu preciso me apegar. Números pra mim não importam, são balela. Temos que atacar com o maior número possível e defender da mesma forma. Vamos tentar o equilíbrio e as melhores convocações possíveis. É muito difícil falar entre o sistema que o Fernando e o Ancelotti usam. Dentro de uma seleção é diferente. A aceleração é fundamental, e é o que nós vamos buscar."

Emoção de comandar a Seleção

"Eu estou muito emocionado. Eu nunca planejei minha vida, mas um dia eu esperava estar aqui. Vi muitas entrevistas de meus ex-treinadores e amigos. Um dia eu imaginava estar sentado aqui representando o povo brasileiro como treinador da sua equipe. Pra mim, tem sido dias importantes. mas a nossa realidade é outra, e a partir de segunda-feira tenho certeza que o presidente já vai me cobrar."

 

 






08/05/2024 CBF adia partidas de times gaúchos feminino e masculino até 27 de maio
07/05/2024 Thiago Silva retorna ao Fluminense, após quase 16 anos na Europa
07/05/2024 Equipe de Basquete Sub-17 de Naviraí conquista título de campeão da 6ª Copa Tacuru
06/05/2024 Santos goleia Guarani em ritmo de treino e mantém liderança da Série B
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player