Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

DATA: 30/11/2023 | FONTE: ASSESSORIA Deputada Mara Caseiro pede dispensa de exigência em edital da Lei Aldir Blanc
Deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) - Foto: Assessoria
Para beneficiar artistas sul-mato-grossenses com dificuldades financeiras, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu a dispensa de exigência da comprovação de regularidade fiscal, no edital vigente para execução da Lei Aldir Blanc (nº 14.017/20) e da Lei Paulo Gustavo (nº 195/22). Assinada juntamente com o deputado estadual João Mattogrosso (PSDB), a indicação atende pedido de profissionais da Cultura que se sentem prejudicados com a exigência de certidões negativas de débito no âmbito federal, estadual e municipal para a habilitação no edital.
Sancionadas no período da pandemia da COVID-19, as leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo tiveram como propósito, o fomento do setor cultural de estados e municípios, com a destinação anual de valores para incentivar atividades culturais que sejam contempladas por meio de editais, chamadas públicas, prêmios, compra de bens e serviços, cursos e outros procedimentos. Por meio destas leis o Estado de Mato Grosso do Sul recebe recursos financeiros para serem destinados na realização de ações culturais escolhidas por meio de seleção pública.
“O que ocorre é que os artistas interessados são justamente os mais necessitados e que possivelmente não contemplam a exigência do edital”, destacou a deputada Mara Caseiro que foi diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul na época da pandemia.
Conforme edital, os artistas sul-mato-grossenses que desejarem ter acesso aos recursos federais, precisarão apresentar certidões de débitos relativos à créditos tributários federais, Dívida Ativa da União, certidão negativa de débitos estaduais, certidão negativa de débitos municipais e certidão de débitos trabalhistas.
“Este requisito tem se tornado um grande obstáculo para a participação e acesso dos profissionais da Cultura aos recursos federais, além de injusta cláusula de barreira àqueles para quem a lei foi editada”, afirmou a parlamentar na sessão de hoje (30), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Além da retificação do edital vigente, Mara Caseiro solicitou também, que o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, não coloque nos editais futuros, a exigência de apresentação de certidão negativa.
“Estes critérios ferem a natureza e o objetivo das leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo que são de auxiliar os artistas regionais para a promoção e fomento da cultura local”, concluiu ela.




25/04/2024 Para evitar mais mortes, Mara Caseiro solicita sinalização em trânsito da Capital
10/04/2024 Deputada Mara Caseiro solicita a recuperação asfáltica do trecho entre Campo Grande e Terenos
03/04/2024 Mara Caseiro solicita construção de ciclovia na MS-386 em Amambai
02/04/2024 Utilidade pública pode ser conferida à instituição que atua no combate à fome em Naviraí
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player