Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

DATA: 17/11/2023 | FONTE: ASSESSORIA Alunos do 5º ano da Escola Milton Dias Porto – Extensão Luiz Carlos Mantoan escrevem livros literários
Foto: Roni Silva

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professor Milton Dias Porto (Extensão Professor Luiz Carlos Mantoan), sob a orientação do professor Leonardo Alves, escreveram e publicaram livros literários cujas personagens interagem em Foz do Iguaçu (PR). O lançamento dos livros ocorreu na terça-feira (14/11), durante uma noite de autógrafos durante evento realizado na Câmara Municipal, que contou com a presença do diretor Admilson Santana, além da coordenadora Adriana Aquino, professores e familiares.

Foto: Roni Silva

Nesse projeto, a turma do 5? ano ficou responsável pela parte criativa, utilizando toda sua imaginação para elaborar livro literário, com auxílio do professor orientador. Já a turma do 4? ano assumiu a missão de realizar uma pesquisa sobre a cidade paranaense, coletando informações sobre sua história, população, pontos turísticos, educação e meio ambiente.

Foto: Roni Silva

O projeto de produção textual aconteceu durante o mês de agosto e começou com o desafio de criar personagens que vivessem ou que fossem turistas em Foz do Iguaçu. A delimitação do tema aconteceu devido à viagem de encerramento de ano letivo que foi programada para a turma do 5º ano, marcada para esta sexta-feira (17/11), com retorno no domingo (19/11).

Foto: Roni Silva

Para irem até a cidade turística no Paraná, a escola conta com apoio da Prefeitura de Naviraí, através da GEMED – Gerência de Educação e Cultura, que disponibilizou um ônibus.Dessa forma, os alunos estão realizando duas coisas memoráveis: uma viagem para um lugar encantador e a publicação de um livro, mesmo com tão pouca idade. Desse modo, foram iniciadas as moldagens dos personagens das narrativas em forma de contos, nas aulas de Língua Portuguesa e em seguida o trabalho nos enredos.

Foto: Roni Silva

Para a publicação dos livros, o projeto contou com a empresa/plataforma “Estante Mágica”, que é uma startup de educação que transforma histórias de crianças do Brasil e do exterior em livros, que são comercializados na loja virtual da empresa, além de disponibilizar a versão digital dos livros que podem ser consultados a qualquer momento.

Foto: Roni Silva

Os alunos escritores que tiveram os livros publicados foram: Ana Beatriz Alves dos Santos Patron, Diogo Thalles Batista de Novais, Beatriz Romero da Silva, Nicole Amaro Borges Silva, Isabella Casusa de Souza Terengue, Tarsila Rodrigues Pinheiro, Heloísa Silvério Rorato, Maria Vitória Souza Coelho, Yuri Eduardo Faria de Oliveira e Giovanni Josephi Crestani.
O projeto não apenas estimulou o interesse pela literatura e escrita, mas também fortaleceu o trabalho em equipe e a pesquisa. No final do evento os alunos receberam certificado de Estrela Literária.





26/04/2024 Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí desenvolve temáticas sobre a Semana dos Povos Indígenas
26/04/2024 Professora da Escola Estadual Antônio Fernandes de Naviraí vence prêmio nacional de educação
25/04/2024 Feriado é só dia 1º de maio, mas escolas estaduais “fecham” na próxima semana
25/04/2024 'O Avesso da Pele': livro censurado retorna às bibliotecas de escolas públicas de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player