Domingo, 28 de Abril de 2024

DATA: 01/11/2023 | FONTE: ifms.edu.br Com inscrição gratuita, IFMS abre 320 vagas para cursos em Naviraí e mais cinco municípios As opções incluem Administração, Marketing, além de cursos das áreas de informática e ciências agrárias. Inscrições vão de 1º de novembro a 4 de dezembro
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu inscrições em dois processos seletivos que ofertam 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais para jovens e adultos. Há vagas em Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com ingresso no 1º semestre de 2024.

São ofertadas 160 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) para quem tem o ensino fundamental completo e 18 anos, e 160 vagas para cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio. 

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis nos editais, publicados na Central de Seleção do IFMS

Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Proeja) - Edital nº 87/2023

Cursos Técnicos subsequentes - Edital nº 86/2023

Como se inscrever? - As inscrições são gratuitas e, para o primeiro semestre, devem ser feitas entre 1º de novembro e 4 de dezembro, na Página do Candidato da Central de Seleção ou presencialmente. 

Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

No dia 22 de novembro serão realizadas reuniões de apresentação em cada campus do IFMS onde há oferta de vagas, para que os interessados conheçam os cursos e obtenham auxílio na realização da inscrição.

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. No dia anterior, será divulgada a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio. 

O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro de 2024.

As aulas do primeiro semestre começam no dia 7 de fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail .

Segundo semestre - Os editais publicados hoje também trazem as vagas que serão ofertadas no segundo semestre de 2024. Serão 40 vagas em cursos subsequentes e 200 na Educação de Jovens e Adultos. A oferta do segundo semestre será para os campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim e Três Lagoas.

As inscrições serão abertas em abril, com aulas previstas para começar em julho/2024.

 

 

 

Por Paulo Ricardo Gomes





22/04/2024 MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades
19/04/2024 CONFIRA: Publicado edital de concurso do Imasul com 99 vagas e salário de até R$ 7,5 mil
18/04/2024 Justiça Federal abre concurso com vagas em MS e salário de R$ 8.529
09/04/2024 BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player