Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

DATA: 02/10/2023 | FONTE: ASSESSORIA Modelo no Cone Sul, coordenadora da Funai conhece ações desenvolvidas na área da Educação Indígena em Naviraí
Foto: Divulgação

A coordenadora da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) de Dourados, Teodora de Souza, teve a oportunidade de conhecer as ações realizadas pela Prefeitura de Naviraí, por meio da Gemed – Gerência Municipal de Educação, voltadas para o apoio pedagógico específico os alunos indígenas Guarani Kaiowá em contexto urbano, que é modelo na região Cone Sul. Essas ações têm como objetivo promover o ensino-aprendizagem de forma intercultural, com específico apoio pedagógico e respeito à valorização da Língua Materna Guarani Kaiowá.

Foto: Divulgação

Durante sua visita a Naviraí, que ocorreu no Espaço Pedagógico da Gemed no dia 27 de setembro, a coordenadora da Funai fez questão de destacar a atuação exemplar da Prefeitura Municipal por meio das Gerências de Educação, Saúde e Assistência Social, no que diz respeito à promoção do apoio intersetorial voltado para os indígenas que vivem em contexto urbano no município. A reunião contou com a presença da Coordenadora da Educação indígena/apoio Intersetorial, Luciane Gallo, Coordenadora da Educação Básica da Gemed, Cleonice Rodrigues e Diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Estima-se que Naviraí conte atualmente com aproximadamente 1200 indígenas residindo no município. Através de ações desenvolvidas nas áreas da educação, saúde e assistência social, a Prefeitura Municipal tem atuado de forma comprometida e eficiente para garantir o acesso dos indígenas a serviços básicos de qualidade. Por meio de parcerias estratégicas e um trabalho incansável, a Administração Municipal tem demonstrado sensibilidade e respeito pela diversidade cultural e pelas necessidades específicas dessa população. 

 

Durante a reunião, a coordenadora da Funai dialogou com a equipe da Gemed visando promover novos encontros para difundir a atuação exemplar que é executada atualmente pela Prefeitura de Naviraí, a fim de promover melhorias nas políticas públicas voltadas para os indígenas da região.





26/04/2024 Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí desenvolve temáticas sobre a Semana dos Povos Indígenas
26/04/2024 Professora da Escola Estadual Antônio Fernandes de Naviraí vence prêmio nacional de educação
25/04/2024 Feriado é só dia 1º de maio, mas escolas estaduais “fecham” na próxima semana
25/04/2024 'O Avesso da Pele': livro censurado retorna às bibliotecas de escolas públicas de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player