Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024

DATA: 16/06/2023 | FONTE: g1.globo.com Trabalhadora doméstica vítima de escravidão moderna por 30 anos foi ‘repassada’ de sogra para nora em Teresina, diz auditor A vítima não recebia salário, não tinha folgas ou férias e passava por jornadas de trabalho excessivas e exaustivas. Ela foi levada para um abrigo da capital.
Trabalhadora doméstica vítima de escravidão moderna por 30 anos é resgatada em Teresina — Foto: Polícia Federal

A trabalhadora doméstica mantida como escrava por uma família há 30 anos foi ‘repassada’ de sogra para nora. A informação foi divulgada pelo auditor fiscal do trabalho, Guilherme Madeira, do Ministério Público do Trabalho. Ela foi resgatada nesta quinta-feira (15) na residência de uma família na Zona Norte de Teresina.

Segundo o auditor, a doméstica, de 44 anos, foi trazida do Maranhão para trabalhar na casa de uma mulher quando ela tinha 14 anos. Tempos depois, esta mulher teria entregado a trabalhadora para a própria nora, para cuidar dos filhos da atual patroa.

“Não sei se a sogra está viva ou não, mas o que aconteceu, por mais absurdo que seja, a sogra repassou para a nora a trabalhadora para que cuidasse dos netos. É a coisificação do trabalhador. Ela foi ‘doada’ de sogra para nora, de mãe para filho”, afirmou o auditor.

 

Conforme a Polícia Federal, a mulher foi mantida isolada das outras pessoas, e não tem contato com familiares. Por isso, após o resgate, ela foi levada para um abrigo de Teresina.

Ela não recebia salário, não tinha folgas ou férias e passava por jornadas de trabalho excessivas e exaustivas.

As pessoas responsáveis por mantê-la nessa situação foram autuadas e serão obrigadas a pagar direitos trabalhistas, e podem ser processadas por danos morais. Segundo a PF, os responsáveis ainda podem ser presos.

 

 

 


Por João Henrique e Laura Moura, TV Clube/g1 PI





08/05/2024 Empresa suspeita de fazer empréstimo para clientes sem autorização é interditada
08/05/2024 PRF apreende 8,1 toneladas de maconha em Mundo Novo
07/05/2024 Polícia Civil de Ivinhema indicia advogada por orientar testemunha a acusar delegado de tortura
07/05/2024 Polícia Federal e Receita Federal apreendem mais de 500 celulares em Mundo Novo
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player