Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 26/01/2017 | FONTE: pf.gov.br PF desarticula grupo criminoso envolvido em roubos a banco

Porto Alegre/RS - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (26/1) a Operação Segunda Tábua, para desarticular grupo criminoso responsável por uma série de furtos contra a Caixa Econômica Federal, roubo de carga e tráfico de drogas. 

Mais de 90 policiais federais cumprem 8 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão e Joinville (SC). A Operação conta com apoio da Brigada Militar. 

As investigações apontam a participação do grupo investigado em pelo menos oito ocorrências de furto qualificado de cofres de agências da Caixa Federal no período de um ano. Estima-se que nessas ações mais de um milhão de reais tenha sido levado nos assaltos, além de armas e coletes balísticos dos vigilantes. 

A Polícia Federal também identificou que integrantes da quadrilha roubaram uma carga de mais 13 mil celulares avaliada em aproximadamente R$ 11 milhões, em 10 de novembro de 2016, no Porto Seco. Além de furto e roubo, o grupo domina ponto de tráfico de drogas no bairro Rubem Berta, na capital. Recentemente, a Brigada Militar apreendeu nesse local três pistolas, três revólveres e munições. O ponto é alvo de disputa entre grupos rivais, com frequente troca de tiros na região. 

Parte da quadrilha foi presa pela PF durante as investigações. Em outubro, quatro integrantes foram abordados após roubarem a loja de conveniências de um posto de gasolina no bairro Azenha e arrombarem um caixa eletrônico com uso de maçarico. Um dos criminosos que participou dessa ação conseguiu escapar, foi identificado e posteriormente preso em flagrante pela PF em Belo Horizonte quando tentava arrombar um caixa eletrônico juntamente com mais três pessoas. 

A quadrilha utilizava familiares e pessoas próximas para efetuar a movimentação financeira dos valores obtidos com os crimes cometidos. Sete suspeitos tiveram as contas bancárias bloqueadas por determinação judicial. 

O nome da Operação foi inspirado na Lei das Doze Tábuas, antiga legislação que está na origem do direito romano. Na “Segunda Tábua” estavam incluídas as regras acerca dos furtos e roubos. Será concedida entrevista coletiva, às 10h30, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365 - 5º andar – Porto Alegre/RS).


Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul 

imprensa.rs@dpf.gov.br | www.pf.gov.br 

Contato: (51) 3235-9005/9717-3040





06/02/2019 Servidor público estadual em Naviraí está entre presos na investigação contra pedofilia
06/02/2019 PF deflagra operação contra pedofilia e cumpre mandados em Naviraí e mais quatro cidades de MS
20/11/2018 Três envolvidos em facção criminosa são presos pela PF em duas cidades de MS
18/10/2018 PF apreende carros de luxo, quadriciclo e jet ski com traficantes de cocaína
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player