Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024

DATA: 04/11/2022 | FONTE: revistaquem.globo.com Mãe de Marília Mendonça mostra o quarto da filha: "Está tudo do jeitinho que ela gostava" Dona Ruth, que faz 54 anos nesta sexta-feira (4), um dia antes de completar 1 ano de morte da filha, recebe a Quem em sua casa e faz um balanço dos últimos 12 meses
Ruth mostrando a decoração da casa em que a filha, Marília Mendonça, vivia com a família - Foto: Rosilaine Campos Cassimiro/ Quem

Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, está fazendo 54 anos nesta sexta-feira (4). Antes de seguir viagem para Maceió (AL) com o marido, Deyvid Fabrício, de 30, o filho, João Gustavo, de 21, ela abriu a casa em Goiânia (GO) para Quem e fez um balanço dos 12 primeiros meses sem a filha. Neste sábado (5), completa um ano de morte da cantora - vítima de um acidente aéreo em Caratinga, no interior de Minas Gerais, ao lado de mais quatro pessoas. Ainda se recuperando da dor dar perda, Ruth revela por quais motivos se mantém forte e diz qual o destino dos pertences pessoais da eterna Rainha da Sofrência.

"Saíram falando por aí que estou leiloando as coisas da minha filha e é tudo mentira. Nunca vendi nada. O máximo que fiz foi doar as roupas mais de ficar em casa, que ela já tinha separado para doar ao bazar do projeto social da igreja. Até as joias dela ficam todas em um cofre. O Murilo me perguntou se eu não iria usar e eu disse que não tenho vontade de usar nada das coisas dela. A não ser as peças que estavam ainda na etiqueta e as que ela me deu em vida", avisa.

 

 

As peças de roupas separadas para o bazar da igreja terão a renda destinada ao projeto social Transformando Vidas. "Nós não vamos vender nada dela, porque a gente não precisa de dinheiro. Ela deixou o Léo bem. Eu entrei na empresa, como uma das sócias do escritório Sentimento Louco. Eu tenho o meu dinheiro, o Léo tem o dele e tem o pai dele também. A gente está bem. Não precisamos disso para fazer dinheiro. Temos uma casa e uma vida muito confortável que a Marília nos deixou, graças a Deus. Tudo que eu fizer vai ser para ajudar ao próximo, para projetos sociais", reforça.

Ruth no closet da filha, Marília Mendonça — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

Ruth no closet da filha, Marília Mendonça — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

A própria dona de casa arruma e organiza tudo no quarto de Marília. "Só contratei uma personal organizer para me ajudar a embalar as roupas de show e peças de grife que ainda não sei o que vou fazer. Mas o resto está tudo do jeitinho que ela gostava. Eu limpo e organizo tudo, as tiaras, a coleção de óculos dela, as maquiagens, os sapatos, as roupas e os perfumes, no mesmo lugarzinho que ela deixou. A cama da minha filha ainda tem o cheirinho dela no travesseiro" relata.

Ruth deitada na cama da filha, Marília Mendonça — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

Ruth deitada na cama da filha, Marília Mendonça — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

 

Ao entrar no closet, Ruth relembra a última vez que viu Marília e conta que teve um pressentimento. "Ela tinha acabado de tomar banho e estava aqui trocando de roupa. Parecia uma despedida a última vez que a vi, porque ela me deu um sorriso muito mais ou menos, assim sem gracinha. Eu falei: 'Filha, vim aqui orar agora e comecei a jogar óleo ungido e ungir as malas. Orei por ela, com ela e aí foi a última vez que eu a olhei. Estava entregando a minha filha para Deus", acredita.

Muito religiosa, frequentadora da igreja evangélica Assembleia de Deus, ela faz questão de dizer que sua fé a ajuda a ficar de pé para cuidar do neto, Léo, de 2 aninhos, fruto do relacionamento de Marília com Murilo Huff, de 27 anos. Ruth tem a guarda compartilhada do menino com o cantor sertanejo. Na sala de casa, ela tem porta-retratos com fotografias de toda a família e até do ex-genro. Ao lado do sofá, Ruth deixa um espaço reservado para a brinquedoteca da criança. Vovó babona, ela entra até na piscina de bolinhas para brincar.

Ruth com o neto, Léo, filho de Marília Mendonça e Murilo Huff — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

Ruth com o neto, Léo, filho de Marília Mendonça e Murilo Huff — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

 

"A dor da alma reflete no seu corpo. O único remédio para isso é Deus e eu tenho uma sementinha que ela deixou para eu cuidar, que eu não posso cair por ele. O Léo é a alegria das nossas vidas. É 'vovó Ruth' atrás de mim o dia inteiro. Ele acostumou a dormir comigo desde os seis meses. Eu gosto de contar historinhas para ele antes de dormir. Agora, tem até um livro legal que o Murilo trouxe explicando a morte para uma criança", conta ela, referindo-se ao livro infantil Todo Mundo Vira Borboleta, de Prisla Tranjan.

A avó lamenta que o menino não chama mais pela mãe, mas sente a falta dela inconscientemente. "Essa semana, estava na chácara e lá tem muita foto dela na parede. O Léo parou e ficou olhando. Acho que ele pensa alguma coisa, que ela foi embora e o abandonou. Isso acaba comigo. Aquilo me dói, porque além de sentir a dor da falta da minha filha, eu sinto a dor dele de estar sem a mamãe. Isso me afeta muito e também atinge o meu emocional, que eu tenho segurado. Segurei até agora, mas ano que vem vou procurar um psicólogo", admite.

Ruth faz questão de dizer que não assumiu o papel da filha. "Isso é uma das coisas que ela não queria. Quero deixar bem separadinho essas coisas para o Léo. Na hora certa, ele vai entender quem foi a mãe dele, que ele teve uma mãe. Por enquanto, ele está achando que ela foi embora e o abandonou, porque ele ainda não entende o que é morte. Mas ele vai entender ainda. Ano que vem, já vai para escolinha. Mas ele não fala mais na mamãe. Ele está naquele processo de ficar com raiva, porque não sabe o que aconteceu", explica.

Ela também não tem medido esforços para dar apoio ao caçula. Gustavo anda muito deprimido, com depressão, e chegou até a encerrar recentemente a dupla com Dom Vittor, menos de um ano após o lançamento. O jovem, que começou a fazer terapia com um psicólogo, tem ficado recluso no quarto, recebendo apenas as visitas de pessoas mais íntimas e da namorada, a estudante de Medicina Iollanda Nunes.

 

"O João também não conseguiu (superar), né? Ele está com psicólogo. Está se tratando, mas ele está mais quieto, mais dentro do quarto. Ele não está saindo muito, está antissocial. E aí eu preciso muito estar junto com ele e com o Léo. Então, eu ainda não me permiti procurar uma ajuda. Só com o papai do céu mesmo. Essa fé que me leva ainda, porque senão eu acho que eu não dava conta", reflete.

Com uma força admirável, Ruth deixa para viver o luto sozinha e afirma que não quer fazer drama com a ausência da filha. "Às vezes, eu choro aqui, mas eu choro só para Deus. Ninguém vai me ver chorando em rede social, porque ninguém pode me ajudar. Ninguém sabe como é a dor de perder um filho. Não tenho como explicar. Não tem como ninguém saber o que estou sentindo a não ser Deus. É só para ele que eu choro e é uma dor que só ele tem o remédio", justifica.

"A dor não passa com o tempo. Inclusive, parece que vai apertando o coração. O tempo vai passando e a ficha não caiu ainda. Desde aquele dia, todas as noites, eu lembro daquele acidente. Todas as manhãs, eu lembro daquele dia. Às vezes, me pego chorando à noite, só eu e Deus. Espero o neném dormir, meu marido e o meu filho. Essa dor não passa. Dizem que a gente acostuma com ela. Muitas pessoas, que passaram por isso, dizem que a dor vai embora e fica a saudade, mas a saudade também dói", completa.

 

Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

Ruth recebe a Quem na sala da casa em que vivia com Marília Mendonça — Foto: Quem/ Rosilaine Campos Cassimiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Rafael Godinho (@rafagodinho) — De Goiânia, Goiás





07/05/2024 Agora vai: Luan Santana diz que já tem data para casar com Jade
02/05/2024 Artistas sertanejos vão se reunir em Tributo ao João Carreiro
29/04/2024 Luan Santana será primeiro sertanejo a cantar no palco do Rock In Rio
23/04/2024 Nova Andradina recebe a turnê Capital Inicial 4.0 em comemoração aos 65 anos do município
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player