Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 08/09/2022 | FONTE: R7 Rainha Elizabeth 2ª morre, aos 96 anos, após sete décadas no trono do Reino Unido Monarca foi a mais longeva da história do grupo de países, visitou mais de cem países e participou de mais de 21 mil cerimônias
Morre a rainha Elizabeth 2ª após 70 anos o trono britânico - REPRODUÇÃO

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido.

Rainha Elizabeth 2ª durante as comemorações do jubileu de platina

Rainha Elizabeth 2ª durante as comemorações do jubileu de platina - JONATHAN BRADY/AFP - 02.06.2022

A informação foi divulgado pelo perfil nas redes sociais da família real:

Assim que um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Elizabeth estava sob supervisão médica e que seu estado preocupava, os membros da família real começaram a viajar para a Escócia.

Um dos últimos compromisso oficiais de Elizabeth 2ª foi na última terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra Liz Truss. Ela chegou a posar para foto com a nova mandatária. Na quarta-feira (7), dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros.

 

Em fevereiro deste ano, a rainha pegou Covid-19, mas apresentou apenas sintomas leves de um resfriado e não teve grandes complicações.

Em junho, foi celebrado o jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª, que comemorou os 70 anos no trono britânico. Ela superou o recorde anterior pertencia à sua tataravó, a rainha Vitoria, que reinou durante 63 anos, 7 meses e 2 dias (de 20 de junho de 1837 até sua morte, em 22 de janeiro de 1901). Aos 96 anos, Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo.

 

Trajetória até o trono britânico

Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo

Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo - KUN TIAN, GILLIAN HANDYSIDE, GABRIEL CAMPELO / AFP

Elizabeth não estava na linha sucessória da família real britânica desde que nasceu. Sua vida mudou em 11 de dezembro de 1936, quando tinha 10 anos, e seu pai George 6º chega ao trono após seu tio Eduardo 8º renunciar para se casar com Wallis Simpson, que era americana e tinha se divorciado.

Em 20 de novembro de 1947, já como uma herdeira da coroa, Elizabeth se casa com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, seu primo de terceiro grau. O casal teve quatro filhos: o mais velho e herdeiro do trono é o príncipe Charles, que nasceu em 1948. A única filha, Anne, nasceu em 1950, seguida de Andrew, em 1960, e Edward, em 1964.

 

 

Em 6 de fevereiro de 1952, quando estava no Quênia com Philip, representando o pai, que estava doente. Durante essa viagem oficial a mais um país da Commonwealth, Elizabeth foi informada sobre a morte do rei e que se tornaria rainha com apenas 25 anos.

Em 2 de junho de 1953, após o período de luto, Elizabeth é coroada rainha. Pela primeira vez, a cerimônia de coroação na abadia de Westminster, que era restrita para poucas pessoas, foi transmitida ao vivo no rádio e na televisão. Esse momento é considerado um marco para a abertura da Família Real britânica para o mundo. 

 

Rainha Elizabeth 2ª visitou o Brasil em 1968. Veja fotos da época:

Faz 54 anos que a rainha Elizabeth 2ª visitou o Brasil. A monarca britânica, que comemora seus 70 anos de reinado, veio ao país apenas uma vez e permaneceu por aqui 11 dias. Nesse período, ela visitou pontos turísticos, inaugurou a sede do Masp e foi recebida por políticos, o que representou um marco nas relações entre os dois países

Faz 54 anos que a rainha Elizabeth 2ª visitou o Brasil. A monarca britânica, que comemora seus 70 anos de reinado, veio ao país apenas uma vez e permaneceu por aqui 11 dias. Nesse período, ela visitou pontos turísticos, inaugurou a sede do Masp e foi recebida por políticos, o que representou um marco nas relações entre os dois países. Montagem R7

Elizabeth 2ª pousou na cidade de Recife em 1º de novembro de 1968, dando início à primeira visita de um monarca ao Brasil e à América do Sul. Na companhia de seu marido, o príncipe Philip, foi ao Palácio do Campo das Princesas para se reunir com o governador Nilo Coelho. Na cerimônia também estava presente Gilberto Freyre, grande estudioso brasileiro





22/11/2018 Paraguai intensifica combate a grupos criminosos oriundos do Brasil
25/07/2017 Veiculo usado em atentado que matou quatro na fronteira é encontrado queimado
24/07/2017 Identificados três brasileiros mortos na fronteira; 11 ficaram feridos
23/07/2017 Membros do PCC filmam assassinato de dois rivais e pisam em corpos carbonizados
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player