Sábado, 27 de Abril de 2024

DATA: 11/05/2017 | FONTE: campograndenews Bando que roubou banco de MS pode ser o mesmo que agiu em MT há 20 dias Quadrilha também explodiu banco em Alto do Taquari, no Mato Grosso, no dia 19 de abril
Destroços mostram o que restou da agência. Foto: Lucas dos Anjos/ Tribuna Livre / Ilustração gráfica Caribel News

Policiais investigam se uma quadrilha fortemente armada que invadiu uma agência da Caixa Econômica Federal na madrugada do dia 19 de abril, em Alto Taquari, no Mato Grosso - distante 471 quilômetros de Campo Grande - foi a mesma que explodiu uma agência em Paranaíba, nesta quarta-feira (10).

A suspeita se dá devido aos fatos de as duas cidades onde os bancos foram invadidos ficarem a uma distância de apenas 335 quilômetros, além de que o modo como os criminosos agiram nos dois locais foi o mesmo.

De acordo com o delegado Fabio Peró, do Garras (Delegacia Del. Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), ainda não há pistas dos bandidos dos roubos em MS, mas como o bando agiu na modalidade Novo Cangaço, a polícia local trabalha conjunto com a de MT. “Ainda está muito cedo para dizer que se trata da mesma quadrilha, mas como o modo é semelhante, vamos investigar”, disse.

Assim como em Paranaíba, o bando que roubou em Alto do Taquari estava armado com fuzis e agiu por volta das 3h da manhã. Enquanto uma parte invadiu e explodiu os caixas eletrônicos, outra fez uma barreira próxima à base da polícia e efetuou os disparos.

Os criminosos estavam com máscaras, coletes a prova de balas e roupas camufladas. A polícia ainda informou que os ladrões estavam em dois veículos. Durante a fuga, eles ainda deixaram na agência várias notas espalhadas.

Abusados e violentos, os bandidos estavam usando dois carros de alto luxo, uma camionete modelo Hilux da Toyota, e um carro modelo Ford Fusion.

A Polícia não confirma, mas a quadrilha teria roubado mais de R$ 500 mil, e duas armas de fogo calibre 38 que seriam dos seguranças da agência, conforme sites locais.

Em torno de sete a dez bandidos participaram do roubo e a suspeita da polícia mato-grossense era de que os criminosos tivessem fugido para o município de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul.

Novos cangaceiros - Essa nova categoria de assaltos a bancos vem causando terror nas cidades interioranas brasileiras. O modus operandi do “novo cangaço” tem semelhança com o velho. Este, não raro, fazia uso de reféns; o bando também era grande, de 10 a 15 membros; e preferia atacar pequenas cidades.

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, foi um cangaceiro brasileiro, que atuou em quase todo o Nordeste. Ele e seu bando conseguiram dominar o sertão durante anos. Os cangaceiros tinham modo destemido de atuação.

 

Era um grupo organizado que não se estabilizava em uma cidade. Atuava fortemente armado, sitiava o local e fazia a polícia refém das suas ações. Os cangaceiros de Lampião gostavam de desafiar os policiais. O mesmo acontece atualmente nos ataques às agências bancárias no interior do Nordeste.





26/04/2024 Subcomandante da PM tem casa invadida por ladrão pela 2ª vez em menos de um ano
26/04/2024 Jovem de 23 anos é assassinado com tiro no pescoço na Capital
26/04/2024 Polícia Civil inaugura a 37ª Sala Lilás do Estado
26/04/2024 PMA de Naviraí recupera carreta roubada em SP e libera motorista feito refém
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player