Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024

DATA: 15/04/2022 | FONTE: Jornal VR Sexta-Feira Santa – Origem, Significado e Paixão de Cristo
Foto: Reprodução

Uma das datas mais importantes do calendário cristão é a Sexta Feira Santa, também conhecida como Sexta Feira da Paixão, data em que se relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte. Dentre as diversas datas guardadas pelos religiosos cristão, esta é sem dúvida uma das mais importantes e significativas no Mundo.

A data não coincide todos os anos no mesmo dia, e tem como base a Primeira Sexta-feira de Lua cheia depois do Equinócio de Primavera, no Hemisfério Norte e do Equinócio de Outono, isso no Hemisfério Sul – O equinócio é um evento astronômico, onde as duas metades do planeta estão igualmente iluminadas, logo, o dia e a noite tem exatamente a mesma duração.

As origens da sexta-feira da paixão

A data sempre foi marcada por celebrações, mas somente no ano de 325 é que a Igreja Católica Apostólica Romana definiu os ritos e sacramentou a Calendário Cristão ao longo do ano, durante o Concílio de Niceia. A partir daí a data ficou marcada como uma das principais celebrações para os cristãos, e é observada também por outras denominações religiosas, embora com algumas diferenças.

Nos países católicos, a Semana Santa, que vai do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, é a principal semana litúrgica dos cristãos, onde se revive todo o processo de captura, prisão, condenação, crucificação e morte de Jesus Cristo.

Sacrifícios e Significado

Todo o período da Semana Santa é marcado por homenagens e orações, que demonstram a gratidão e a devoção dos cristãos pelo sofrimento de Jesus, que segundo a Bíblia, morreu para libertar toda a humanidade dos seus pecados. Portanto, para marcar a data, são comuns as penitências e os sacrifícios, como o jejum e o afastamento de outros prazeres mundanos.

Porque não comer carne

Ao longo do tempo, a tradição de não comer carne durante toda a quaresma, período de quarenta dias que vai da “Quarta Feira de Cinzas” até a “Sexta Feira Santa” foi sendo abrandada, embora ainda seja respeitada por setores mais devotos e tradicionais da comunidade cristã.

Entretanto a sexta-feira Santa ainda é guardada, com jejuns parciais e com a restrição do uso da carne vermelha nos pratos consumidos, como forma de sacrifício e de agradecimento pela dor e sofrimento aos quais Jesus Cristo foi submetido. São realizadas vigílias e diversas outras cerimônias ao longo da Semana Santa, e quanto mais se aproxima da sexta-feira, maior os rituais e as orações são intensificadas.

Importância

Tamanha importância e respeito, aliados ao fato de existirem diversos ritos e homenagens ligados à data, são um grande evento para que as atividades manuais e artesanais tenham espaço e importância nessa data comemorativa. Respeitados os preceitos católicos e a estória bíblica, são muitos os meios de participação efetiva nos rituais, sejam eles dentro das igrejas ou em outros ambientes.

Toda a elaboração e construção de cenários e adereços nas representações, por exemplo, as vigílias e outros ritos são um importante contexto para a utilização de produtos artesanais, que se inspiram nas tradições e nos dogmas religiosos, que ao longo desse período, estão bastante aflorados e presentes em todos os cristãos, de todas as regiões do país.





08/05/2024 Laçador de 10 anos de Costa Rica fatura caminhonete Rampage em competição nacional
08/05/2024 Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Naviraí entrega kits operacionais e jalecos a servidores da Saúde
07/05/2024 Lei que proíbe ligações de telemarketing realizadas por robôs é sancionada em MS
07/05/2024 Saiba como conferir local de prova do concurso do Tribunal de Justiça de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player