Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 26/12/2021 | FONTE: R7 Barragem se rompe e moradores deixam casas em Itambé (BA) Segundo a Defesa Civil, 19 cidades da Bahia foram atingidas pelas chuvas, 66 estão em emergência e 17 pessoas morreram
Rio Periquito com nível de água elevado após o rompimento da barragem DIVULGAÇÃO DEFESA CIVIL

A barragem de Iguá, localizada no sul da Bahia, se rompeu na noite do sábado (25) e provocou uma forte enxurrada em diversas áreas do município de Itambé. A prefeitura publicou nas redes sociais um comunicado pedindo que os moradores evacuassem as margens do rio Verruga com urgência.

Após o rompimento, a prefeita de Vitória da Conquista, maior cidade da região e a 55,9 km de Itambé, Sheila Lemos, e a força-tarefa formada para o enfrentamento dos efeitos das chuvas foram vistoriar a região da BR-116, no Vale dos Quatis. No local, além da Defesa Civil e técnicos da prefeitura, a Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia fizeram o monitoramento do volume de água.

Segundo a Defesa Civil, não houve feridos nem foram constatados prejuízos na região. A Prefeitura de Vitória da Conquista chegou a avisar os moradores sobre o risco e, assim que soube do rompimento, comunicou à Prefeitura de Itambé. Nesse município, desagua o rio Pardo, que recebeu todo o volume de água da barragem rompida.

Força-tarefa na Bahia

De acordo com informações do governo da Bahia, 19 cidades estão sendo atingidas pelas fortes chuvas e 66 estão em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, 286 pessoas estão feridas e 17 morreram.

 

governo de São Paulo enviou, na manhã deste domingo (26), dois helicópteros Águia e dois aviões para auxiliar as vítimas das chuvas que atingem o estado da Bahia.

Foram enviados outros 14 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar que embarcaram do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e 16 da cidade de Ribeirão Preto.

Eles vão se juntar aos outros seis bombeiros que partiram, na noite de sábado (25), da Estação de Bombeiros, do bairro do Belém, em direção ao Sul da Bahia levando um caminhão com cinco embarcações.

 

A força-tarefa é composta por oficiais e praças especialistas em resgates, salvamento e logística. A operação é integrada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, Comando de Aviação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros da Bahia, Fundação Florestal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários.






25/04/2024 Na Capital, motorista morre após sofrer mal súbito ao volante e carro atingir barbearia
24/04/2024 Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS
24/04/2024 Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais
24/04/2024 Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player