Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 26/08/2021 | FONTE: ASSESSORIA Programa Criança Feliz de Naviraí é destaque estadual em atendimentos Autoridades do Executivo e do Legislativo Municipal visitam nova sede do projeto durante a “Semana do Bebê”
Foto: Roney Minella

O Município de Naviraí, através da Gerência de Assistência Social, por meio do “Programa Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS”, conquistou destaque estadual e tornou-se referência por bater recorde de atendimentos e cumprir 100% da meta de ações previstas para o mês de julho passado, mesmo em época de restrições devido à pandemia da Covid-19.

A prefeita Rhaiza Matos e os vereadores Rodrigo Sacuno e André Ricardo Biscaro (Ricck Eventos) visitaram, na manhã de ontem (25-08), as novas instalações do Criança Feliz, situada na avenida Ponta Porã, 230. As autoridades conheceram o projeto e participaram da Semana do Bebê, evento que teve início dia 23 e vai até o dia 28 de agosto com o tema “Garantia de Direitos da Primeira Infância”.

Supervisora do Programa Criança Feliz Ana Paula Ramaldes, gerente de Assistência Social Lucinéia Pulquério Franciscatti, prefeita Rhaiza Matos, vereador Rodrigo Sacuno e a Coordenadora do Programa Criança Feliz Ana Maria Fontes. Foto: Roney Minella

A Coordenadora Ana Maria Coelho Fontes e a Supervisora Ana Paula Ramaldes apresentaram as novas instalações, a equipe do Criança Feliz, com seis estagiárias que fazem as visitas domiciliares, e falaram do Programa. “Estamos fazendo a panfletagem junto aos públicos do CRAS do Paraíso e da Seleta, Cadastro Único, Postos de Saúde do Varjão e do Boa Vista, CRAM, CREAS, Conselho Tutelar, dentre outros órgãos, apresentando o Programa Criança Feliz e, ao mesmo tempo, anunciando a Semana do Bebê, aberta na última segunda-feira com transmissão via Facebook”, informou Ana Maria Fontes.

Ela explicou que o Programa Criança Feliz é uma política pública presente em vários municípios do Brasil com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. “O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos”, observou a Coordenadora.

Ana Paula Ramaldes, as seis estagiárias atendentes do Programa Crianças Feliz, prefeita Rhaiza Matos e a gerente Lucinéia Pulqério Franciscatti. Foto: Roney Minella

“O programa é direcionado ao atendimento de gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, crianças até seis anos afastada do convívio familiar e que estão em unidades de acolhimento”, acrescentou Ana Paula Ramaldes.

Naviraí aderiu ao Programa no ano de 2017 e, de acordo com os dados da coordenação, ao longo desses anos, vem desenvolvendo ações voltadas à proteção integral das crianças. Mensalmente são realizadas uma média de 550 visitas domiciliares e dezenas de encaminhamentos para a rede socioassistencial e intersetorial.

A Semana do Bebê deste ano conta com uma programação especial, que incluiu a campanha “Abrace um Bebê”, onde toda criança nascida nesta semana no Hospital Municipal está recebendo do Programa Criança Feliz, um kit de mimos (doados com o apoio da comunidade naviraiense) e um certificado de Bebê Feliz.

Ana Maria Fontes explica o funcionamento do Programa Criança Feliz à prefeita Rhaiza Matos. Foto: Roney Minella

“Ainda temos muitos desafios. As ações, desde o acolhimento até os atendimentos são diversas. A nossa busca é pelo fortalecimento do Programa em nosso município”, afirmou a gerente de Assistência Social, Lucinéia Pulquério Franciscatti.

“A Câmara de Vereadores apoia as ações sociais e está de portas abertas para o Programa Criança Feliz”, afirmou o vereador Rodrigo Sacuno. “Podem contar conosco em todos os programas de interesse público”, acrescentou o vereador Ricck Eventos.

Supervisora Ana Paula (à direita) confirma destaque de Naviraí como o município de MS que mais prestou atendimentos por meio do Programa Criança Feliz. Foto: Roney Minella 

“Para nós é motivo de orgulho constatar que o Criança Feliz de Naviraí é exemplo de atuação e destaque estadual. O Programa tem todo o nosso incentivo e respaldo para continuar desempenhando ações de inclusão social, atendendo as gestantes, os bebês e nossas crianças. Toda equipe está de parabéns pelo empenho”, afirmou a prefeita Rhaiza Matos.

 


 

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)





26/04/2024 Prefeitura de Naviraí executa ações sobre o Abril Verde mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho
25/04/2024 Curso gratuito de corte, costura, modelagem e confecção de peças está em andamento em Naviraí
25/03/2024 Curso gratuito de preparo de pizzas é concluído e irá reforçar no orçamento familiar dos participantes
18/03/2024 Parte do Imposto de Renda pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Naviraí
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player