Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 17/04/2021 | FONTE: Correio do Estado Covid-19: Defensoria pede inclusão de gestantes entre prioridades na imunização Das 22 mortes maternas neste ano, 61% foram por conta do vírus
Foto: Reprodução

Com 22 mortes maternas, sendo 14 por Covid-19 no primeiro trimestre de 2021 em Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública entregou a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) pedido de atenção à saúde das gestantes e puérperas, entre elas a inclusão a inclusão deste grupo entre as prioridades na imunização contra a doença.

"O Brasil é onde mais morrem gestantes por Covid-19. Nenhum ofício entregue ao secretário ressaltamos que essa quantidade de mortes é expressiva quando comparamos no mesmo período de 2020, que teve apenas três óbitos", pontuou a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora Thais Nominato.

capa nudem

Divulgação Defensoria MS

O secretário, Geraldo Resende, afirmou que compartilha da necessidade de inclusão das gestantes no Plano Nacional de Vacinação (PNI) e tem pleiteado apoio para a abrangência da cobertura vacinal.

“Para mim o retrato mais cruel é a mortalidade materna e infantil. Eu como ginecologista obstetra sei que minha passagem por aqui [na SES], não será completa se eu não fizer algo a respeito. Sobre a vacina estou pedindo apoio das entidades de ginecologia e obstetrícia para que levem a pauta ao Conselho Nacional de Saúde (Conas) e haja a inclusão desse grupo ”, explicado o secretário.

No mês de fevereiro, o grupo foi excluído do Plano Nacional de vacinação e as Defensorias Públicas de MS e mais 15 estados pediram uma justificativa ao Ministério da Saúde. 

Já em 15 de março, uma nota técnica sobre a vacinação das gestantes foi expedida recomendando a imunização das grávidas com comorbidades preexistentes e definiu ainda que a vacina pode ser oferecida a gestantes sem comorbidades após avaliação de riscos e benefícios.

Mas apesar da recomendação, o documento não indicou que gestantes, puérperas e lactantes, devam ser incluídos no grupo prioritário para vacinação. 

Além da inclusão das gestantes, a Defensoria reforçou a importância da manutenção dos serviços de saúde sexuais e reprodutivos, com destaque para o DIU de cobre no pós-parto e pós-aborto, para o combate à mortalidade, e o incentivo ao pré-natal.

O secretário reconheceu a necessidade de sobre o tema e pontuou a realização de um levantamento nos municípios sobre “o que falta para um pré-natal eficiente”.

“Vou fazer um levantamento do quantitativo de grávidas no Estado e, inclusive, estou comprando 70 aparelhos de ultrassom para cidades que não têm e aparelhos móveis para chegar a aldeias e áreas rurais de difícil acesso”, ressaltou Resende.





24/05/2022 Em uma semana, MS tem 409 casos confirmados e 15 mortes causadas por Covid-19
24/02/2022 Boletim Covid registra 1.971 novas infecções e 15 óbitos em MS
19/02/2022 Boletim registra morte de bebê de 8 meses por covid-19
17/02/2022 Mato Grosso do Sul registra mais 30 mortes por Covid-19; menino de 10 anos é uma das vítimas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player