Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 11/09/2020 | FONTE: campograndenews 'Robô da Ficha Limpa' vai garimpar candidaturas irregulares em 2020 Ferramenta visa monitorar e auxiliar promotores na fiscalização dosmais de 4 mil registros esperados para esse ano
Fachada do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes. (Foto: Kisie Ainoã)

As eleições de 2020 contarão com uma novidade tecnológica: o 'Robô da Ficha Limpa', ferramenta desenvolvida pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e que deve auxiliar os promotores de Justiça a fiscalizar o pleito de 2020. A intenção é encontrar com maior facilidade e agilidade candidaturas irregulares.

Com a ferramenta poderão ser consultadas informações sobre as candidaturas registradas, de forma rápida, a partir do CPF do candidato, unindo em uma só pesquisa o banco de dados do TCU (Tribunal de Contas da União), CNJ (Conselho Nacional de Justiça), TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Além disso, também são rastreados os dados já disponíveis no sistema do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e em portais da Transparência de todos os municípios do Estado. O desenvolvimento da ferramenta ficou por conta da o Laboratório de Inovação do MPMS. 

"Este ano, estima-se mais de 4 mil registros para as eleições municipais em todo Mato Grosso do Sul e essa tecnologia vai ajudar os promotores a buscarem com mais rapidez todas as informações necessárias sobre os futuros candidatos", declara o presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial do MPMS, Paulo César Zeni.

O prazo para as candidaturas serem registradas termina no dia 26 deste mês. Os partidos terão até às 19h dessa data para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até às 8h do dia 27. Cabe aos promotores eleitorais entrarem com os pedidos de impugnação de candidaturas. 






19/11/2023 Javier Milei é eleito presidente da Argentina; Massa admitiu derrota
19/12/2022 Prazo para diplomação de eleitos neste ano termina hoje
22/11/2022 PL pede ao TSE anulação dos votos registrados em urnas eletrônicas de modelo anterior ao de 2020
31/10/2022 Em primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player