Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 18/03/2020 | FONTE: da Assessoria Diocese de Naviraí: Decreto – Emergência Coronavírus
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

A Diocese de Naviraí, que agrupa 22 paróquias espalhadas pelas cidades de Naviraí, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Paranhos, Sete Quedas e Tacurú, suspendeu todas as missas e celebrações com a presença dos fiéis como forma de prevenção ao possível contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

 

VEJA A INTEGRA DO DECRETO


Naviraí, 18 de março de 2020.

Queridos diocesanos, somos informados continuamente de como aumentam as preocupações para a infecção do Coronavírus, já aqui no Brasil. A experiência dos países já marcados por sofrimento e luto nos ensinam que não podemos esperar, e sim devemos por em ato todas as prevenções já conhecidas para evitar o contato físico e propagar a infecção.

Agora devemos passar a outras decisões, que nos custam maior sacrifício, mas indispensáveis e obrigatórias, em acordo com as autoridades civis e as demais Dioceses no país. Devemos evitar todo o tipo de contato, seja em grandes ou em pequenos grupos. Insistência é que se fique em casa, isolados.

Portanto DECRETAMOS para todo o território da Diocese de Naviraí:

  1. Ficam suspensas todas as atividades paroquiais, foraniais e diocesanas de: catequese, retiros, acampamentos, encontros, formações e reuniões de pastorais, movimentos, serviços e organismos.
  2. Ficam suspensas as Missas com os fiéis. Os padres celebrarão regularmente em particular, e as missas serão transmitidas pelos meios de comunicação: tevês, rádios, Facebook e outros canais de comunicação. Os fiéis ficam dispensados canonicamente, comungando espiritualmente na medida que acompanharem a celebração virtual. As intenções de sétimo dia, também, serão celebradas sem a presença dos fiéis.
  3. Ficam suspensos os sacramentos comunitários, quais casamentos e batizados. Será administrado o batismo em caso de risco, mas somente em particular, com a única presença dos pais e dos padrinhos. O mesmo vale para os casamentos em caso que os noivos não possam adiar: haverá presença unicamente dos noivos e testemunhas.
  4. Será mantida a unção dos enfermos, caso precisar, recomendando aos sacerdotes de usarem luvas, máscaras e adotarem todas as recomendações já conhecidas.
  5. As confissões ficam suspensas, inclusive os mutirões, por ocasião da Semana Santa, adotando a possibilidade chamada “Votum Sacramenti”, isto é absolvição para os que habitualmente confessam, tendo presente o arrependimento e rezando o ato de contrição. Estes deverão futuramente confessar com o sacerdote quando as condições permitirem.
    (962- § 1. Para que um fiel possa receber validamente requer-se não só que esteja devidamente disposto, mas que ao mesmo tempo se proponha também a confessar individualmente, no tempo devido, os pecados graves que no momento não pode assim confessar).
  6. Todas essas restrições e normas valem também para a Semana Santa: fica suspensa a presença física dos fieis, que participarão pelos canais visuais, ou até que não mandarmos em contrário antes da Semana Santa.
  7. A Igreja Matriz permaneça aberta e seja exposto o mais tempo possível o Santíssimo Sacramento: haja ministros encarregados que coordenem o afluxo dos fieis, impedindo numero alto e aglomerações. Seja porém fechada a Igreja durante as Missas.

Essas decisões decretadas terão vigor a partir de sexta feira, dia 20 de março, por tempo indeterminado, até que não decidirmos diferente.

Aos padres, pelos quais elevo uma prece particular a Deus, peço mais força e coragem neste tempo: peço que garantam as missas ordinárias, mesmo que privadas, e as transmitem em todos os canais virtuais; que ajudem os fiéis a se dedicarem com particular atenção aos doentes e aos que moram sozinhos; que incentivem orações do terço e de piedade em casa, com os familiares, ou estabeleçam um horário comum e transmitam a vossa oração ao povo. Nem todos os fieis irão entender essas decisões e precauções, mas a esses devemos amar, também e ajudar a fim de que entendam que somos sim, portadores da Palavra e da Esperança, mas também sujeitos s sermos transmissores do vírus.

A todos envio a minha benção


Vosso Bispo dom Ettore Dotti

A imagem pode conter: texto




07/04/2023 A espiritualidade da Sexta-feira Santa
19/12/2022 Papa Francisco assina carta de renúncia em caso de doença
28/05/2021 Diocese de Naviraí programa eventos para comemorar seus 10 anos
06/01/2021 Dia de Reis: Você sabe qual a origem e tradições da data?
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player