Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 15/05/2019 | FONTE: campograndenews Arma não entra na Assembleia, nem na cintura de deputado, diz corregedor Revólveres e pistolas têm de ficar na recepção da Assembleia Legislativa fechadas em compartimento com chave e senha
Detectores de metais na porta da Assembleia Legislativa (Foto: Leonardo Rocha) / Ilustração gráfica Caribel News

A regra da Casa vale para todo mundo, sejam visitantes, funcionários ou deputados. Armas de fogo têm de ficar na recepção da Assembleia Legislativa fechadas em compartimento com chave e senha. Apenas a segurança pode estar armada.

As informações são do corregedor do Legislativo estadual, deputado Renato Câmara (MDB). “Ou ele deixa a arma no carro ou deixa na recepção. Os nossos seguranças estão aptos a abordar as pessoas que chegam aqui armadas e pedir para deixar a arma. Eles ficam de olho nos coldres e temos detectores de metais”, explica o parlamentar.

Câmara deixa claro que a regra vale para qualquer um, independentemente da profissão. Nem policiais podem ter acesso aos gabinetes e à sessão armados, segundo o corregedor.

Pelo regimento interno, somente a polícia legislativa e seguranças do governador podem portar armas dentro do prédio. O chefe do Executivo pode escolher até três agentes para acompanhá-lo armados.

 

A curiosidade surgiu porque que três deputados estaduais manifestaram interesse em portar armas depois que decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) liberou o porto para políticos.

Porte de arma – O Decreto 9.785, de 7 de maio de 2019, foi publicado no Diário da União no dia 8 deste mês. O dispositivo flexibilizou o porte para profissionais de algumas áreas, incluindo os mandatários.

Na Assembleia, o presidente da Casa, deputado Paulo Corrêa (PSDB) e João Henrique Catan (PR), se disseram favoráveis ao decreto de Bolsonaro e também farão a solicitação de porte.

 

Herculano Borges (SDD) diz que ainda está avaliando, mas a tendência é concretizar o pedido. “Acho que vou pedir. Vejo o decreto com bons olhos porque assim, antes de pensar em assaltar, bandidos vão saber que a sociedade tem como se defender”.





20/03/2024 Ordem do Dia: "Estado do Pantanal" nos logotipos oficiais é aprovado em 1ª
12/03/2024 Ordem do Dia: Aprovada criação do Estatuto da Mulher Parlamentar
21/02/2024 Ordem do Dia: Cidadania para a mulher ocupante de cargo público é aprovada em 1ª discussão
13/12/2023 Escolas públicas são destaque em concurso de redação da ALEMS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player